Em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Recursos Humanos (Serh), por meio da Escola de Gestão Pública “Dr. José Caetano Graziosi” (EGP), realizou, na última quinta-feira (21), no Salão de Vidro do Paço Municipal, a palestra “Excelência no atendimento inclusivo”.
A apresentação foi conduzida pelo servidor e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD), Luis Ferreira de Lima, com a participação do coordenador do CMPcD, Jesial Pontes de Oliveira, e da servidora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Juliana Ferrari, além da fala do secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa. Toda a palestra foi igualmente interpretada em Libras, pelas intérpretes Patrícia Hondei e Vera Lúcia Fernandes Ribeiro, da empresa Raris Cultural.
Os 96 servidores que assistiram à palestra puderam conhecer mais sobre história, legislação, identificação dos tipos de deficiência e, também, tiveram uma aula prática sobre as abordagens, formas de comunicação e tecnologias disponíveis para a melhor convivência e atendimento de pessoas com deficiência.
“A palestra foi excelente. É um assunto pertinente e vejo que essas mudanças precisam acontecer a partir de cada um de nós, quando mostramos interesse em participar de momentos, como este, e nos colocamos à disposição para multiplicar tais informações”, afirmou a orientadora pedagógica da Secretaria da Educação (Sedu), Adriana Chen Antunes Camargo.
A Auxiliar de Administração da Secretaria Jurídica (Sej), Marisol de Almeida Barros, também contou suas impressões sobre o evento. “Precisamos ter uma cultura inclusiva na nossa sociedade, realizar ações concretas para que a pessoa seja acolhida adequadamente, além de eliminar barreiras físicas, comunicacionais, instrumentais, arquitetônicas e, sobretudo, atitudinais, para que todos tenham igualdade de oportunidades e respeito às suas necessidades especificas”, disse.
Fotos: Serh Divulgação