Sorocaba avança para 7º lugar de ranking e está entre as dez cidades mais inteligentes do Brasil


Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes avaliou os 201 maiores municípios brasileiros.


Sorocaba subiu 23 posições e está, neste ano, em 7º lugar no Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes, à frente de 14 capitais brasileiras, como São Paulo (12º lugar), Recife (14º lugar) e Rio de Janeiro (17º lugar). Realizado pelo portal Teleco, o objetivo do ranking é identificar, entre os 201 maiores municípios brasileiros, com mais de 150 mil habitantes, quais têm a maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão.

“Estamos avançando, cada dia mais, na área da inovação e da tecnologia, e ficamos muito satisfeitos com esse reconhecimento apontado pelo ranking, colocando Sorocaba à frente de grandes capitais brasileiras. Nossa cidade vive um momento extremamente feliz, em pleno crescimento, e esse é o resultado do trabalho de todos”, comemora o prefeito Rodrigo Manga.

Segundo o levantamento, Sorocaba atendeu quase 70% de todos os serviços inteligentes pesquisados. “Sorocaba avançou muito no eixo sustentável e, agora, se destaca também no eixo da inovação e tecnologia. Vamos continuar trabalhando, da melhor forma possível, para avançarmos ainda mais”, destaca a secretária do Gabinete Central (SGC), Samyra Toledo.

O Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes avalia a existência e o grau de utilização de serviços inteligentes nas cidades. A infraestrutura de telecomunicações é a base para a disponibilização desses serviços à população. “Aqui, a maior beneficiada é a população de Sorocaba, que conta com serviços públicos de qualidade e mais eficientes e que, de muitas formas, facilitam sua vida”, conclui a secretária.

Na avaliação, o ranking considerou serviços utilizados diretamente pelo cidadão nas áreas de mobilidade urbana, e-gov, saúde/educação e meio ambiente, como, por exemplo, bilhete eletrônico no transporte público; possibilidade de o cidadão efetuar o pagamento de estacionamento em vias públicas (Zona Azul), por meio de aplicativos para smartphones ou de sites; emissão de licenças, certidões e permissões de forma digital; agendamento de consulta pela internet ou telefone, entre outros.

Uma das mais recentes iniciativas municipais neste sentido, de forma inédita, foi o lançamento do App “Agenda UBS Sorocaba”, disponível em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o objetivo de facilitar e agilizar a marcação de consultas médicas na rede municipal de saúde, colocando fim a um problema histórico de filas para esses agendamentos na cidade. O aplicativo é acessível para as plataformas iOS e Android. Pelo dispositivo, é possível realizar o agendamento on-line de consultas médicas, visualizando a data, o horário e o nome do médico clínico geral que fará o atendimento, além de também poder acessar os dados cadastrais do paciente e verificar o histórico dos seus atendimentos na unidade de referência.

Outro destaque, considerado na avaliação, foi a instalação, em 2022, do sistema de iluminação pública com tecnologia 5G e internet sem fio na região central de Sorocaba. São 12 luminárias no total, sendo que uma delas é a matriz, instalada em um ponto estratégico, transmitindo sinal 5G em um raio de até 300 metros e contando com telegestão, controle de luminosidade, câmera de videomonitoramento, reconhecimento facial e tecnologia de LED. O mecanismo de videomonitoramento das luminárias é utilizado, também, de forma integrada e efetiva, pelo Centro de Operações Integradas (COI), da Guarda Municipal (GCM) de Sorocaba, auxiliando igualmente todas as forças de segurança pública do município. A iniciativa faz parte do programa Conecta 5G, do Ministério das Comunicações, e é viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O programa, nesta primeira fase, terá duração de três anos e recursos superiores a R$ 10 milhões investidos pelo Ministério.

Já, na área da Educação, além das lousas digitais, tablets, notebooks e Chromebooks, a atual Administração adquiriu a plataforma Google for Education para unidades escolares municipais, que é um conjunto de aplicativos que contribui na interação entre professores e alunos. A ferramenta não é exclusiva para uso durante as aulas, mas engloba, ainda, toda a comunidade escolar e gestores educacionais, por meio de recursos disponíveis para acompanhamento do ensino, produtividade, gestão de tempo e comunicação.

Desde 2021, com a atual Administração, Sorocaba já conquistou o posto de bicampeã como Melhor Gestão do Brasil do Prêmio Band Cidades Excelentes (2021/2022); é campeã nacional, com o prêmio Cidades Sustentáveis 2023, em geração de empregos e renda; a 7ª cidade do interior mais rica do País (entre as de maior PIB – Produto Interno Bruto); eleita entre as melhores cidades do Brasil pela Revista ISTOÉ, ocupando a destacada 13ª posição do País, na categoria grande porte; 4ª melhor cidade das Américas para se investir, segundo revista do grupo Financial Times (2021/22); foi eleita 1ª cidade do Estado de São Paulo e 2ª do Brasil no ranking do Programa de Cidades Sustentáveis (PCS) da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria que abrange os municípios brasileiros signatários à iniciativa, com população entre 501 mil e um milhão de habitantes; é a cidade do interior do Brasil que apresentou maior desenvolvimento populacional, de acordo com o Censo 2022 do IBGE; faz parte da região que ocupa o 7º lugar no ranking estadual de exportações, entre outas distinções importantes.