Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa Sorocaba III participaram de um workshop sobre Batalha de Robôs. A atividade foi realizada pela equipe profissional de robótica “Ogrobots”, em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
Durante a visita, o engenheiro e responsável pela equipe, Renan Martines, apresentou um pouco da história do projeto e mostrou para os adolescentes os troféus conquistados pela equipe. Para participar das competições, a equipe Ogrobots conta com a parceria do FabLab do PTS, onde são confeccionadas e impressas em 3D as peças dos robôs competidores. Além disso, Renan Martines atua como coordenador do Laboratório de Experimentações 4.0, que está sendo construído no Parque Tecnológico.
O representante da Ogrobots também fez uma breve apresentação, explicando as categorias em disputa, as regras aplicadas em cada uma e mostrou aos participantes do workshop dois tipos de robôs, acionados por controle remoto, para que os adolescentes pudessem vivenciar um pouco das emoções das disputas.
De acordo com o diretor da Fundação Casa Sorocaba III, André Bavia do Nascimento, a realização do workshop foi de extrema importância para a integração e a socialização dos adolescentes. “Eles interagiram muito e receberam informações sobre como o projeto funciona e o que é necessário estudar. Foi uma experiência nova e muito interessante para eles”, concluiu.
A equipe Ogrobots, que tem base em Sorocaba, se destaca, há dez anos, nas competições entre robôs no Brasil e no mundo, sendo que, neste ano, conseguiu colocar quatro de seus cinco robôs no top 5 de várias categorias. Em uma delas, sagrou-se campeã da RoboCore Experience – RCX/2023, evento que é considerado a maior competição brasileira de combate de robôs dentro da Campus Party Brasil e chegou à sua 15ª edição em 2023. A feira de tecnologia e a competição aconteceram no Parque Anhembi, em São Paulo.
Fotos: Fundação Casa/Divulgação