A Associação Criança Feliz de Sorocaba (ACF), que representa a cidade em campeonatos oficiais, conquistou, no último domingo (17), 33 medalhas na 2ª etapa do Circuito Paulista da Federação Paulista de Desportos para Cegos (FPDC), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), garantindo o primeiro lugar no Feminino e no Masculino. Foram, no total, 14 medalhas de ouro, dez de prata e nove de bronze.
A competição reuniu atletas com deficiência visual e atletas com deficiência física e intelectual, entretanto a FPDC é específica para pessoas com deficiência visual e somente essas pontuaram. Com isso, a ACF Sorocaba garantiu o primeiro lugar no Masculino, com 64 pontos, seguida da equipe de Paulínia, com 56 pontos, e em terceiro lugar, a equipe de Amparo, com 36 pontos. Já, no Feminino, Sorocaba garantiu também o primeiro lugar, com 100 pontos, em segundo lugar ficou Jundiaí, com 54 pontos e, em terceiro, São José dos Campos, com 20 pontos.
No Feminino, a equipe foi composta pelas seguintes atletas com deficiência visual: Priscila Melo, Eunice Pires, Kevylin Azevedo, Ana Cláudia Bueno, Gisele Soares e Emily Isidoro; além das atletas com deficiência física Yeda Carvalho, Hetieli Alvarenga e Valdivina Evangelista e a atleta Beatriz Sarayva, com Síndrome de Down.
No Masculino, a equipe foi composta pelos atletas com deficiência visual: Gilberto Dias, Demétrio Vieira, Renato Gomes, Ricardo Oliveira e Adilson Patrício; bem como os atletas com deficiência física Matheus Perez, Matheus Silva, Fabio Paiffer, Lucas Silvestre, Giovane Lira, André Gomes, Isaac Santos e Rodrigo Ribeiro.
A comissão técnica é composta pelo gestor técnico Willian Santos, a técnica Francielli Regina, os guias Raoni Amaral, Luiz Felipe, Ana Caroline e os staffs Adriana Chein, Jaqueline Sarayva, Ana Maria, Katia Silva e Ezequiel Carvalho.
Em outubro, a ACFS participa da Fase Regional do 1° Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo – PARESP e, em novembro, do Meeting São Paulo e da Fase Estadual do PARESP para os atletas que se classificarem na Fase Regional.
A ACFS desenvolve a modalidade de Atletismo ACD, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav). “Parabenizo todos os atletas e a Associação Criança Feliz, que realiza um trabalho muito importante na vida de pessoas com deficiência, promovendo a inclusão e o desenvolvimento dessas pessoas na modalidade”, destaca o secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Vitor Hugo Tavares.
O projeto, desenvolvido pela Associação Criança Feliz, é realizado no Centro Esportivo da Vila Gabriel. O objetivo é buscar a inclusão social, por meio do esporte paralímpico, de crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, além de pessoas acima dos 18 anos com deficiência física, intelectual ou visual, em diversas modalidades, como corrida, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo, corrida com cadeira de rodas, entre outras.
Quem deseja ingressar no mundo do esporte paralímpico pode entrar em contato pelo telefone: (15) 3224-4860, pelo WhatsApp (15) 99828-1511 ou comparecer às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, ou aos sábados, no período da manhã, no Centro Esportivo da Vila Gabriel, localizado na Rua Joaquim Ferreira Barbosa, 420, em Sorocaba.
Fotos: ACF