Uma força-tarefa do programa “HumanizAção”, envolvendo as secretarias de Governo (Segov), de Segurança Urbana (Sesu), juntamente com a Guarda Civil Municipal (GCM), de Mobilidade (Semob) e da Saúde (SES), percorreu, do fim da tarde até a meia-noite de segunda-feira (18), diferentes pontos na região central da cidade e adjacências. O objetivo foi realizar abordagens sociais e oferecer acolhimento a pessoas em situação de rua, além de coibir e prevenir qualquer tipo de irregularidade eventualmente identificada.
A ação começou às 19h30 de segunda, na Praça Frei Baraúna, e avançou até a meia-noite, percorrendo a Praça Cel. Fernando Prestes, o Largo do Rosário, imediações do Mercado Municipal, a Rua Padre Luiz e a Avenida General Carneiro. Ao todo, 12 pessoas em situação de rua foram abordadas, sendo que cinco delas aceitaram receber atendimento no SOS. Do total de abordados, dois eram vindos de outras cidades (Tatuí/SP e Londrina/PR).
Ao aceitar o acolhimento, as pessoas têm à disposição, no SOS, diariamente, alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar adequado para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço municipal. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde. O objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.
“Planejamos essa força-tarefa para reforçar, mais ainda, a atenção dispensada, todos os dias, àqueles que estão em situação de rua no município e, com isso, proporcionar a chance de reestabelecer o convívio em sociedade dessas pessoas. Nossa missão é, justamente, resgatar a dignidade e proporcionar chances reais para uma completa mudança de vida a quem aceita ajuda”, apontou o secretário de Governo, João Alberto Corrêa Maia.
“Planejamos uma operação, a fim de identificar pontos específicos da cidade com a presença de pessoas em situação de rua. Além disso, com o apoio da GCM, pudemos coibir e prevenir a ocorrência de qualquer irregularidade nos pontos visitados, garantindo a segurança e o bem-estar dos moradores da região central e entorno”, ressaltou o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.
A operação somou 20 integrantes do programa “HumanizAção”, em dois veículos do SOS para atendimentos, além de cinco GCMs, em três viaturas, e dois agentes de trânsito da Semob, em uma viatura.
Ações diárias
Ao longo do dia de segunda-feira (18), as equipes do programa municipal também realizaram abordagens especializadas a 73 pessoas em situação de rua, sendo que 11 delas aceitaram receber acolhimento no SOS.
As equipes percorreram os seguintes locais: Avenida Itavuvu, Alameda dos Crisântemos, Avenida Dr. Américo Figueiredo, Rua Olga Fernandes Campioni, Praça Mãe Preta, Rua Mário Soave, Rua Maria Soares Leitão, Rua Lydia Prando de Souza, Praça Coronel Fernando Prestes, imediações da Rodoviária, Avenida General Carneiro, Avenida Santa Cruz, Largo Líder, Rua Humberto Campos, Rua Leopoldo Machado, Mosteiro de São Bento, Avenida Coronel Nogueira Padilha, Praça Mãe Preta, Praça Frei Baraúna e Avenida Dr. Armando Pannunzio.
Saiba como ajudar
A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Fotos: Michelle Alves/Secom