Startup incubada no Parque Tecnológico de Sorocaba apresenta trabalhos envolvendo Inteligência Artificial em conferência internacional na Alemanha

 

A empresa [n2vec], startup incubada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), foi uma das selecionadas para apresentar os trabalhos que desenvolve durante a Haystack – The Search Relevance Conference. O evento é voltado à tecnologia e inovação na área de pesquisa de dados e informações e acontecerá nos dias 20 e 21 deste mês, em Berlim, na Alemanha.

A [n2vec] é uma startup especializada em busca de informações em documentos não estruturados, páginas web e texto em banco de dados, por meio do desenvolvimento de um mecanismo de busca que utiliza Inteligência Artificial (IA) para uso em websites, aplicativos, chatbots, sistemas empresariais e jurídicos. “Nossa empresa surgiu em 2019, quando participamos do programa Startup SP, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba, sempre voltado ao serviço de busca de dados e informações. Entretanto, no ano passado, tomamos conhecimento de um sistema de buscas, por meio de IA, que era utilizado na Europa para resolver um determinado problema. Diante disso, buscamos trazer a ideia desse sistema adaptado à nossa realidade, junto aos serviços que oferecemos. E, hoje, somos referência, tanto que fomos selecionados para apresentar nossos sistemas nessa conferência internacional especializada no assunto, o que nos deixa muito felizes”, explica o CEO da empresa, Fernando Vieira da Silva.

Ele destaca, ainda, que o apoio das equipes de mentoria e aceleração do Parque Tecnológico de Sorocaba foi essencial para o desenvolvimento da startup. Atualmente, a empresa é assistida pela Hubiz, incubadora do PTS, credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e que tem como objetivo a criação e o desenvolvimento de startups, apoiando-as em todas as etapas de sua jornada empreendedora. “O Parque Tecnológico de Sorocaba é o nosso maior parceiro, tanto no sentido de auxiliar em mais caminhos para o desenvolvimento de tecnologias, para entendermos melhor os problemas apresentados e buscarmos as soluções mais adequadas, bem como na abertura de portas para novos clientes”, completa o CEO.

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, parabeniza a empresa instalada em seu Ecossistema pelo destaque conquistado. “Estamos muito felizes, pois sabemos que estamos no caminho certo. Esse é o papel do Parque Tecnológico de Sorocaba, que, ao também possuir programas específicos para startups, contribui muito para a sua estruturação e desenvolvimento. A ideia é que, ao ganhar ‘musculatura’, essas empresas possam, assim como a [n2vec], alcançar cada vez mais projeção no mercado”, ele ressalta.