O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba) iniciou, no último fim da semana, a implantação de uma nova rede de esgoto, como parte das intervenções para construção do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do Jardim Maria do Carmo, que seguem em pleno andamento. A previsão é de essa etapa dos serviços sejam finalizados nesta sexta-feira (1).
A nova rede de esgoto, com diâmetro de 200 milímetros e extensão de cerca de 150 metros, é instalada para adequar a antiga rede que passava pelo local e que era bombeada pela estação elevatória de esgoto, localizada na Rua João Gabriel Mendes, que passa a ser por gravidade até o emissário situado paralelamente à ciclovia, na Avenida Dom Aguirre.
Por três dias, desde o sábado (26) até esta segunda-feira (29), a Avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas, teve seu trecho interditado temporariamente para o fluxo de veículos, para a realização desses trabalhos. Logo após o aterramento e recapeamento do asfalto, o tráfego já foi liberado no fim da tarde e assim prossegue.
“Para construir um Reservatório de Detenção de Cheias, é necessário planejar as medidas em todas as áreas. Ao mesmo tempo em que são proporcionadas melhorias com relação a colocar fim aos alagamentos que ocorriam na região, temos que pensar, também, nas redes coletoras de esgoto que passam pela localidade e continuar atendendo, com eficácia, toda a população”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
Além da rede de esgoto, o Saae/Sorocaba vem realizando, nos últimos meses, todos os trâmites legais e intervenções necessárias para a construção do RDC Jardim Maria do Carmo. No local, também neste mês de agosto, foram iniciados os trabalhos de escavações. Uma escavadeira hidráulica está no local e começou a ser deslocada a terra que será usada na construção do futuro dique do RDC. Além disso, outras importantes mobilizações foram executadas para a obra.
Sobre o RDC Jd. Maria do Carmo
O RDC é construído em uma área pública de 12 mil metros quadrados, localizada junto às ruas João Gabriel Mendes e Ingracia Angrisani Gomes. O reservatório terá cerca de um metro e meio de profundidade e capacidade para armazenar 9,6 mil metros cúbicos. A previsão é que a obra toda seja finalizada em até nove meses, sendo que a parte do reservatório já está pronta para funcionar no fim deste ano.
O projeto também contempla um dique de um metro e meio de altura, contornando o bairro, no trecho a partir da Rua Arthur Bernardes, margeando a Avenida Dom Aguirre até o Parque das Águas. Assim como um sistema composto por quatro bombas, com capacidade de lançar 120 litros por segundo de água armazenada no RDC Jardim Maria do Carmo, de volta para o Rio Sorocaba.
O Saae/Sorocaba vai instalar, ainda, um sistema de comporta, para bloquear a água que vem do rio para as galerias, evitando o alagamento da Rua João Gabriel Mendes, o que vinha acontecendo mesmo sem fortes chuvas, devido à cota da rua ser inferior àquela do nível do rio.
O RDC Jardim Maria do Carmo será um complemento e vai operar semelhante àquele existente no Jardim Abaeté, junto ao Parque das Águas. O Parque das Águas todo, aliás, funciona como uma bacia de contenção, em períodos de chuvas intensas, armazenando a água que transborda do Rio Sorocaba, assim como aquela que, por ventura, extravase do RDC, preservando moradias e outros espaços nessa região da cidade.