Brasil estreia no dia 13 de setembro, na Arena Sorocaba. Ingressos já estão à venda pelo site: https://www.totalticket.com.br/copadasnacoes.


Sorocaba sediará, de 12 a 17 de setembro, a Copa das Nações de Futsal 2023, um dos principais torneios mundiais da modalidade. Todas as disputas ocorrerão na Arena Sorocaba, envolvendo seis seleções de alto nível técnico: Brasil, Irã, Paraguai, Colômbia, Arábia e Japão. Os ingressos, a partir de R$ 20 (meia-entrada), já podem ser adquiridos no site: https://www.totalticket.com.br/copadasnacoes. Crianças com menos de seis anos completos têm entrada livre.

A competição internacional é realizada pela TFW Marketing Esportivo, agência oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav).

A Copa das Nações de Futsal 2023 está organizada em dois grupos, com três equipes cada. No grupo A, estão Brasil, Japão e Arábia Saudita. Já, no grupo B, Paraguai, Colômbia e Irã. Em cada grupo, as equipes jogam entre si e os dois melhores avançam à Semifinal, no dia 16 de setembro, e à Final, no dia 17 de setembro. A Seleção Brasileira jogará, no dia 13 de setembro, contra o Japão; e no dia 14, contra a Arábia Saudita.

Na lista dos jogadores convocados pelo técnico Marquinhos Xavier estão: os goleiros Roncaglio (Royal Sporting – Bélgica), Léo Gugiel (Benfica – Portugal) e Willian Felipe Dorn (Joinville); os fixos Marlon (El Pozo – Espanha), Neguinho (Atlântico) e Lucas Gomes (Magnus Futsal Sorocaba); os alas Marcênio (Royal Sporting – Bélgica), Dyego Zuffo (Barcelona – Espanha), Felipe Valério (El Pozo – Espanha), Matheus (Barcelona – Espanha), Arthur (Benfica – Portugal) e Diego Nunes (Benfica – Portugal); e os pivôs Pito (Barcelona – Espanha), Charuto (Magnus Futsal Sorocaba) e Rocha (Benfica – Portugal).

Os jogos terão transmissão, ao vivo, pela SporTV e no YouTube da CBF Futsal. Já, a grande final será transmitida, ao vivo, pela TV Band.

A Arena Sorocaba está localizada na Rodovia Raposo Tavares, Km 106, s/nº, no Parque Reserva Fazenda Imperial. Mais informações sobre a competição podem ser obtidas nas redes sociais da CBF: @cbf_futsal_.

Caráter solidário

De acordo com os organizadores, 20% dos ingressos dos jogos serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, as pessoas que forem prestigiar a partida e puderem ajudar podem levar um quilo de alimento não perecível para a campanha “A Fome não é Fake!”, do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba. Todas as doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

O evento esportivo também envolverá alunos de escolas municipais, que fazem parte do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, da Secretaria da Educação de Sorocaba, que busca incentivar a prática de esportes entre alunos da rede. São elas: E.M. “Prof. Inês Rodrigues Cesarotti”, E.M. “Prof. Oswaldo de Oliveira”, E.M. “Oswaldo Duarte”, E.M. “Prof. Léa Edy Alonso Saliba”, E.M. “Prof. Maria de Lourdes Ayres de Moraes”, E.M. “Edward Fru Fru Marciano da Silva”, E.M. “Prof Walter Carretero”, E.M. “Dr Achilles de Almeida” e E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”. A ideia é promover o encontro entre os atletas das seleções e os alunos, com o objetivo de proporcionar uma rica troca de experiência, mostrando o dia a dia e como é ser um atleta profissional.

 

Programação

Dia 13 de setembro (quarta-feira)
18h15 – Irã x Paraguai
20h – Brasil x Japão

Dia 14 de setembro (quinta-feira)
18h30 – Brasil x Arábia Saudita
20h15 – Irã x Colômbia

Dia 15 de setembro (sexta-feira)
18h15 – Japão x Arábia Saudita
20h – Paraguai x Colômbia

Dia 16 de setembro (sábado)
9h – 5º colocado x 6º colocado
11h – Semifinal 01
14h – Semifinal 02

Dia 17 de setembro (domingo)
10h – 3º colocado x 4º colocado
13h30 – Final