O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciou, nesta sexta sexta-feira (25), uma força-tarefa para instalação de aduelas de concreto, necessárias para substituição da segunda travessia sobre o córrego no Jardim Piratininga. A intervenção ocorre em trecho no entroncamento das ruas Sizina Azevedo Schrepel e Luiz Vicente Verlangieri, executada com mão de obra técnica do Saae/Sorocaba.
O serviço prosseguirá durante o fim de semana e, no lugar da antiga travessia, serão instaladas 56 aduelas de concreto armado, cada uma medindo 2,5 metros de largura por 2,5 metros altura e um metro de comprimento. Cada peça tem peso aproximado de 10 toneladas, instaladas por meio de uma escavadeira hidráulica, com capacidade de 35 toneladas, depois de concluída a preparação da base de sustentação.
“Estivemos com equipe e máquinas no local, que efetivaram, tanto a remoção da antiga travessia, como o deslocamento e assentamento das aduelas de concreto. Durante esses trabalhos, tivemos, também, equipes envolvidas para adequação das redes de água e esgoto, onde, ambas, tinham as tubulações enterradas na antiga travessia e sendo necessário o desvio delas da nova travessia”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
A obra, que tem prazo de entrega em até 90 dias, consiste na troca de tubulações sob a ponte, da mesma forma como foi feito na outra travessia no bairro, mas nas proximidades das ruas Doutor Gabriel Rezende Passos e Luiz Vicente Verlangieri, cujas intervenções foram finalizadas em abril deste ano.
Durante as obras, o trecho está momentaneamente interditado para o trânsito e os motoristas que precisarem efetuar a saída do Jardim Piratininga e estiverem na Rua Sizina Azevedo Schrepel devem desviar pela Rua José Balera até a Avenida José Benedito de Lima, seguindo pela Rua Pedro de Góes e entrando, à direita, na Rua Rodrigues do Prado até a Avenida São Paulo. Para quem entra no bairro, o acesso é pela Rua Belmira Loureiro de Almeida, Rua Doutor Gabriel Rezende Passos ou Rua Antônio Monteiro.
“Essa obra é mais um desafio que está sendo solucionado, em que foram realizados estudos e projetos até a definição da melhor solução para as melhorias do sistema de drenagem do bairro. Trata-se de uma ação que aumentará a vazão do sistema e evitará alagamentos decorrentes de chuvas intensas e do consequente aumento do nível do leito do córrego”, complementa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.