Palestras, rodas de conversa e outras atividades com foco no tema estão sendo promovidas nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), entre outros equipamentos do município.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), vem realizando uma série de ações em referência à campanha “Agosto Lilás”, movimento voltado à prevenção e ao combate da violência contra a mulher. As atividades vêm sendo oferecidas nas várias unidades da rede CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e também em outros equipamentos do município.

As próximas ações programadas serão nesta quinta-feira (24), no CRAS Laranjeiras, às 9h, com uma aula sobre defesa pessoal, com o instrutor Campestrini, seguida de uma roda de conversa sobre prevenção e combate à violência doméstica, debatendo os sinais para identificar essa situação e informando a quais locais recorrer, na cidade, para pedir auxílio.

Também nesta quinta-feira, no CRAS Carandá, o público que frequenta o equipamento poderá participar do “Cinema no CRAS”, com o filme “Te dou meus olhos”, às 13h30, também abordando o assunto e abrindo espaço, na sequência, para um bate-papo e esclarecimentos sobre o tema. “Será um momento de lazer, que também trará discussões importantes para a comunidade, sobre questões inerentes ao território”, afirma o coordenador do CRAS Carandá, Adelson Ferreira Passos Júnior.

“O objetivo de realizar essas atividades é poder, sempre, na medida do possível, promover intervenções que tenham ação preventiva em relação à violência doméstica contra a mulher, estabelecendo e fortalecendo uma importante rede de proteção, capaz de atuar e dar suporte nesses casos”, ressalta o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

O CRAS Laranjeiras está localizado na Rua Washington Pensa, 969, no Jd. Santa Cláudia. O telefone para informações é o (15) 3226-7560. O CRAS Carandá fica na Rua Abdias Ribeiro dos Santos, 251, no Carandá. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99151-7645.

No dia 30 de agosto, fechando as realizações do “Agosto Lilás”, haverá um encontro com a participação das convidadas especiais, a cantora Gabi Flores, a acupunturista Elaine Luques e a artista visual Karymy D’Aurea, que vão prestar homenagens, por meio dos seus trabalhos, às mulheres que comparecerem. A ação será gratuita, no horário das 13h às 16h, no Cerem (Centro de Referência da Mulher), que fica na Av. Juscelino Kubitscheck, 440, no Centro. A iniciativa tem a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e também comemora os 17 anos da Lei Maria da Penha, que pune os autores de crimes de violência contra a mulher.

rias ações para diversos públicos


Muitas ações alusivas à campanha “Agosto Lilás” já estão sendo realizadas desde o início do mês. No CRAS Nova Esperança, por exemplo, foi oferecida uma palestra preventiva e educativa sobre “Violência doméstica intrafamiliar”, com a participação da convidada Cíntia de Almeida,
que é diretora institucional do CIM Mulher (Centro de Integração da Mulher). O grupo foi acolhido com um delicioso café da manhã, contando com a parceria do Banco de Alimentos de Sorocaba.

Durante a palestra, foram abordados temas como, por exemplo, os tipos e ciclos de violência, como identificar os sinais, medidas protetivas e como solicitá-las, além de informações sobre os locais em que é possível encontrar ajuda. A palestrante compartilhou casos de sucesso e esclareceu as dúvidas da população sobre essa temática.

Outro local em que o assunto foi abordado foi o Centro de Referência do Idoso (CRI), com a participação de representantes das Unidades Básicas de Saúde Ulisses Guimarães e Vitória Régia, além do CRAS Vitória Régia, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o fluxo de atendimento no caso de pessoas idosas em situação de violência, mostrando que o atendimento para essas pessoas é feito em conjunto, unindo recursos de saúde e assistência social.

“A campanha ‘Agosto Lilás’ tem por objetivo a conscientização para o combate à violência contra a mulher. Por isso, neste período, é tão importante esclarecer as dúvidas da população sobre essa temática”, afirma a coordenadora do CRAS Vitória Régia, Rita Farias.

Fotos: Divulgação