Prefeitura de Sorocaba realiza campanha de combate às faltas escolares

Arte: Ricardo Campolim/Secom

Por: Rose Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), está realizando uma campanha informativa, com o objetivo de combater as faltas escolares e a eventual evasão do aluno.

Com o lema “Sua falta, faz falta – A hora de aprender é agora!”, a campanha, que será veiculada nos canais oficiais da Prefeitura, em próprios municipais e com o apoio da imprensa, faz um alerta à população sobre esse importante assunto e esclarece que, segundo a Lei 13.803/2019, que altera o artigo 12 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), tornou-se obrigatória a notificação ao Conselho Tutelar, pelos estabelecimentos de ensino, sobre faltas escolares superiores a 30%.

Evasão escolar é o termo utilizado para definir a situação em que o aluno deixa de frequentar as aulas em uma instituição de ensino, dessa forma, interrompendo os estudos antes de completar o ciclo de formação educacional. A situação pode correr por diversos motivos, mas cabe aos pais ou responsáveis zelar pela matrícula e frequência dos alunos com idade até 17 anos nas escolas.

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no ano letivo de 2022, cerca de 1,04 milhão de crianças e adolescentes no Brasil, com idades variando entre quatro e 17 anos, não frequentava a escola. Os dados, divulgados em janeiro de 2023, são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números correspondem a uma taxa de abandono dos estudos no País de 2,19%, enquanto Sorocaba, mesmo estando bem abaixo desse patamar, com um índice de menos de 1% (0,87%), segue sempre atenta e empenhada a reduzir, cada vez mais, esse índice e criando novas estratégias para tanto.

“O trabalho da rede municipal de ensino não se restringe a oferecer uma educação de excelência e inclusiva, como tem sido nosso propósito, mas também a garantir que o acesso às aulas alcance todas as crianças e os adolescentes do município, na idade prevista para tanto”, argumenta a secretária da Educação, Marlene Leite.

“Agora, com a campanha, nosso objetivo é informar e esclarecer os pais e responsáveis sobre a necessidade e a importância fundamental de manter seus filhos na escola, incentivando-os e oferecendo o suporte necessário para o combate ao abandono das aulas e à evasão escolar”, completa a gestora da Sedu, Lauren Cazerta. “A hora de aprender é agora, como afirma a campanha, e o futuro das nossas crianças depende disso!”, finaliza.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-9500.