A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciam, nesta quarta-feira (16), as obras de substituição de mais uma travessia sobre o córrego no Jardim Piratininga, Zona Leste da cidade. Desta vez, a intervenção ocorre em trecho no entroncamento das ruas Sizina Azevedo Schrepel e Luiz Vicente Verlangieri, executada com mão de obra técnica do Saae/Sorocaba.
A obra, que tem prazo de entrega em até 90 dias, consiste na troca de tubulações sob a ponte, da mesma forma como foi feito na outra travessia no bairro, mas nas proximidades das ruas Doutor Gabriel Rezende Passos e Luiz Vicente Verlangieri, cujas intervenções foram finalizadas em abril deste ano.
“Estamos com equipe e máquinas no local para remover a antiga travessia. Nos próximos dias, estando o local limpo, já será executado o preparo da base para receber as aduelas, que estão em processo final de fabricação, e que deverão ser entregues e instaladas até meados de setembro”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
No lugar da antiga travessia, serão instaladas 56 aduelas de concreto armado, cada uma medindo 2,5 metros de largura por 2,5 metros altura e um metro de comprimento. Cada peça tem peso aproximado de 10 toneladas e será instalada por meio de guindaste hidráulico, após concluída a preparação da base de sustentação.
Durante as obras, o trecho estará momentaneamente interditado para o trânsito e os motoristas que precisarem efetuar a saída do Jardim Piratininga e estiverem na Rua Sizina Azevedo Schrepel deverão desviar pela Rua José Balera até a Avenida José Benedito de Lima, seguindo pela Rua Pedro de Góes e entrando, à direita, na Rua Rodrigues do Prado até a Avenida São Paulo. Para quem entra no bairro, o acesso será pela Rua Belmira Loureiro de Almeida, Rua Doutor Gabriel Rezende Passos ou Rua Antônio Monteiro.
“Esta obra é mais um desafio que está sendo solucionado, em que foram realizados estudos e projetos até a definição da melhor solução para as melhorias do sistema de drenagem do bairro. Trata-se de uma ação que permitirá aumentar a vazão do sistema e evitar alagamentos, decorrentes de chuvas intensas e aumento do leito do córrego”, complementa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.