Zoológico Municipal de Sorocaba recebe visita do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal

Representantes do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA) tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada, nesta quinta-feira (10), no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).


O objetivo da Sema foi de apresentar os bastidores de um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada, e o importante trabalho desenvolvido pela equipe técnica, visando à conservação das espécies dos animais. O grupo também pode conhecer a visita noturna no parque, que é oferecida gratuitamente à população em datas especiais.


Inaugurado em 1968, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” possui cerca de mil animais de, aproximadamente, 250 espécies e, além do lazer ao público, desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.


No período da tarde, os profissionais do “Quinzinho de Barros” apresentaram os bastidores da instituição sorocabana, mostrando o Serpentário, o Setor de Biologia e Veterinária, responsável por garantir a saúde e o bem-estar dos animais do Zoo; e o Setor de Nutrição, responsável por elaborar e garantir que os animais recebam uma alimentação balanceada e de acordo com suas necessidades particulares.


“Mostramos, por exemplo, todo o trabalho especializado que é realizado pela nossa zootecnista Juliana, no Setor de Nutrição. Inclusive, que, além de prepararmos todas as refeições pensando nas características de cada espécie, também olhamos cada animal como um indivíduo, que tem, algumas vezes, necessidades diferentes”, destaca a chefe de Divisão de Zoológico e Bem-Estar Animal da Sema, Josiane Tavares Ilse.


Os conselheiros municipais também tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas de condicionamento que são realizadas de forma permanente no Zoo, oferecendo bem-estar e mais qualidade de vida aos animais, além de facilitar o acesso e o contato com eles. Desta forma, quando é necessário fazer qualquer procedimento simples, o animal não precisa ser submetido a uma anestesia, por exemplo. Ou seja, com um treinamento, o profissional consegue acessar e ter contato com o animal, facilitando os procedimentos veterinários e protegendo a própria espécie.


Por fim, à noite, os representantes do CMPBEA fizeram uma visita noturna no Zoo de Sorocaba, atividade de Educação Ambiental que tem como intuito ensinar crianças, jovens e adultos um pouco mais sobre meio ambiente, além de promover a conexão com a natureza. Lá, eles puderam observar os animais de hábitos noturnos, difíceis de serem visualizados durante o dia e aprender aspectos da biologia e curiosidades desses animais, especialmente os adaptados à vida crepuscular e noturna, bem como as principais ameaças à conservação dessas espécies.


“Estive ontem, no Zoo, para uma visita e bate-papo com os técnicos, e saí de lá muito impressionada e satisfeita com as informações. Foi um excelente aprendizado. Profissionais de alta competência e dedicação, que demonstraram o quanto trabalham com amor. Quero parabenizar toda equipe do Zoo pelo trabalho maravilhoso que desenvolvem buscando o bem-estar dos animais e enfatizar que a Educação Ambiental faz toda a diferença”, afirmou a atual presidente do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Eliane Consorte.


O Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal é um órgão de composição paritária, com caráter consultivo, deliberativo e de assessoramento da Prefeitura de Sorocaba, em questões relativas à proteção e bem-estar animal, em toda área do município.


O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.