AGOSTO VERDE – Rede municipal de ensino de Sorocaba dá início a curso de livre escolha sobre Primeira Infância para professores

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (SEDU), promoveu, nesta terça-feira (8), no Centro de Referência em Educação (CRE), o primeiro encontro do curso de livre escolha sobre o tema “Primeira Infância: Concepção, desenvolvimento, vivências e experiências”. O início do curso marca o “Agosto Verde”, mês dedicado à conscientização sobre os cuidados infantis, especialmente aqueles voltados para a primeira infância.

Oferecidos aos professores da rede municipal de ensino, os encontros visam ampliar os conhecimentos dos docentes acerca da primeira infância, período que vai da concepção até os seis anos de idade e é considerado uma janela de oportunidades crucial para a saúde, o aprendizado, o desenvolvimento e o bem-estar social e emocional das crianças.

“A oferta de cursos de livre escolha, prevista no Marco Referencial da Rede, visa ampliar a formação continuada dos profissionais da Educação”, ressalta a secretária da Educação, Marlene Manoel Leite.

O curso, com carga horária de 30 horas, está organizado em seis encontros, com início no mês de agosto e término em dezembro deste ano. Cada mês corresponde a um tema para estudo e reflexão dos participantes: Concepções de infâncias e organização do trabalho na Educação Infantil; Diretrizes curriculares para a Educação Infantil/BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e Currículo Paulista; Desenvolvimento infantil; O cuidar e o educar nos CEIs (Centros de Educação Infantil); Benefícios da natureza no desenvolvimento de crianças pequenas; e Tempos, espaços e materialidades.

Para a educadora e cantora Teresa Baddini, que fez a abertura oficial com uma belíssima apresentação musical, “a música cabe como um disparador para o tema desta noite: emoção, sensibilidade e conhecimento”.

A Prof.ª Dra. Andréia Regina de Oliveira Camargo, formadora convidada para o primeiro encontro, comentou: “espaços e tempos formativos, como o de hoje, são imprescindíveis à formação continuada dos profissionais da Educação Infantil, que puderam se nutrir de arte, com a artista Teresa, e compartilhar saberes e fazeres que devem compor o currículo da escola da infância, no intuito de garantir e zelar pelos direitos das crianças, desde bebês!”.

A professora Tatiana Silva de Almeida de Medeiros, que atua no CEI-92 “Prof.ª Dolores Fagundes Pedroso” e participou desse primeiro encontro, pontuou que essas formações são extremamente importantes para a ampliação do conhecimento dos docentes, pois permitem, por meio das trocas de informações, aperfeiçoar os saberes e a prática de cada um. “Pontuar a importância do trabalho em creche com bebês e crianças pequenas é uma conquista necessária, pois, por meio dessas vivências, construímos momentos que nos fazem refletir, desconstruir práticas antigas e nos reinventar em novas práticas”, ela destacou.

“Proporcionar aos nossos profissionais da Educação uma oportunidade de encantamentos e reflexões, como esta, torna o fazer educativo muito mais significativo”, concluiu a coordenadora administrativa da Sedu, Izaura Mendes.

 

Fotos: Sedu/Divulgação