Equipes do programa “HumanizAção” realizaram, durante o último domingo (6), ações de abordagem social especializada a pessoas em situação de rua, em diversos pontos da cidade. As equipes prestaram atendimentos a um total de 43 pessoas, sendo que 28 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde tiveram à disposição, além do pernoite, serviços de alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene. Além disso, sempre que necessário, o público atendido é encaminhado a outros serviços essenciais, como os de saúde, por exemplo.
O objetivo final do programa é poder proporcionar uma verdadeira mudança de vida para essas pessoas, incluindo a reinserção na comunidade e o reencontro com a família de origem, sempre que exista essa possibilidade e seja da vontade da pessoa.
Para as abordagens socais, foram percorridos os seguintes locais: a arredores do Terminal Santo Antônio, Rua Bernardo Guimarães, Avenida General Carneiro, Praça Dom Tadeu Strunck, Avenida Dr. Armando Pannunzio, Praça Campolim, Avenida Nogueira Padilha, Largo do Líder, Rodoviária, Avenida Sadrac de Arruda, Avenida Dom Pedro I, Rua Romeu Antônio Caruso, Rua Tadashi Tsujino, Praça Mãe Preta, Mosteiro de São Bento, Praça Lions, Rua Equador, Ponte Salomão Pavlovsky, Praça do Bombeiro, Rua Joaquim Floriano Ribeiro, Praça Cel. Fernando Prestes, além de imediações da UPH Zona Leste, da UBS Aparecidinha, do Mercado Municipal, do Ginásio Municipal de Esportes e do SOS.
Realizado de forma integrada, o programa municipal reúne profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.
Todos podem colaborar
A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Foto: GCM/Divulgação