Cadastro do programa Censo PET tem início nesta quinta-feira (4/2)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), dá início, nesta quinta-feira (dia 4/2), ao cadastro on-line do programa Censo PET.

ONGs e abrigos que atuam como protetores de animais domésticos em Sorocaba e com residência ou sede na cidade, além de moradores que são tutores de cães e gatos podem registrar gratuitamente seus animais domésticos acessando o link: https://forms.gle/aYeNNjZ1YFn3EAdf7.

O programa, que faz parte do Plano de Governo da atual administração, permitirá que animais de estimação de famílias em situação de vulnerabilidade social e animais de rua tenham acesso a programas municipais voltados ao cuidado, à castração e ao bem-estar animal na cidade. “Esse levantamento prévio da população canina e felina da cidade ajudará no planejamento de ações e garantirá mais praticidade no acesso a programas municipais, principalmente daqueles que mais precisam”, explica o secretário da Sema, Dr. Antonio Prieto.

O processo de cadastramento vai durar 18 meses. Esse é o primeiro passo para a futura implantação do Cartão PET e para que a Prefeitura de Sorocaba, por exemplo, tenha dados suficientes para poder realizar convênios com entidades e clínicas veterinárias para o atendimento gratuito de animais de estimação de famílias em situação de vulnerabilidade social, além dos animais de rua.

De acordo com a Sema, o cadastro também utilizará dados do IBGE e informações já existentes no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, que permite ao governo identificar quem são as famílias de baixa renda da cidade.

Todo morador ou entidade ligada à causa animal da cidade pode se cadastrar. Estão disponibilizados dois formatos de formulário: um voltado para as ONGs e abrigos e outro, para os moradores que são tutores de animais domésticos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone: (15) 3202-8006, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Meio Ambiente – Agência de Notícias