Em cerimônia festiva, realizada no Salão de Vidro do Paço Municipal, na tarde desta quinta-feira (27), a Prefeitura de Sorocaba homenageou as equipes que participaram da 65ª edição dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo 2023, da 8ª Região Administrativa. Graças ao ótimo desempenho dos cerca de 400 atletas representantes da cidade, Sorocaba conquistou o troféu de campeã geral da competição, com um total de 300 pontos, seguida de Jundiaí, com 225 pontos, e de Itapetininga, com 127 pontos.
Os Jogos Regionais é um dos principais torneios esportivos do interior de São Paulo e ocorreu de 3 a 12 de julho, em diferentes municípios do Estado de São Paulo. As cidades competiram entre si, dentro de sua região, para classificar seus atletas para a 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” 2023, que será realizado, entre os dias 2 e 14 de outubro, em São José do Rio Preto (SP). Os municípios da 8ª Região Administrativa disputaram a competição nas cidades de Boituva, Cerquilho e Tietê.
“É uma alegria muito grande estar aqui, com vocês, que são campeões dos Jogos Regionais deste ano. Essa vitória é muito importante, elevando, mais uma vez, o nome de Sorocaba por meio do Esporte, que representa saúde, vida, disciplina e também ajuda a prevenir e tirar os jovens que estão nas drogas. Vocês não imaginam o quanto influenciam as famílias da nossa cidade e os nossos jovens. Parabéns por essa grande vitória!”, declarou o prefeito Rodrigo Manga, que recebeu das equipes, na ocasião, a medalha e o troféu de Sorocaba como a grande campeã geral da competição.
“Somos muito gratos a vocês, que representam a nossa cidade no esporte. É sempre muito bom ser campeão e vocês nos deram essa alegria e representaram Sorocaba com tanta galhardia”, afirmou o vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto.
Com o desempenho das equipes esportivas nos Jogos Regionais do Estado de São Paulo 2023, Sorocaba participará da 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” 2023, com um total de 40 equipes. “Vocês, atletas, elevam o nome da nossa cidade pelo esporte. Sorocaba ficou em primeiro lugar, com 300 pontos, com 75 pontos de diferença do segundo colocado. Para cada título, são somados nove pontos, o que mostra a força que vocês representam para a nossa cidade. Agradeço muito, em nome da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, que não mediu esforços para oferecer o melhor a vocês, pelo ótimo desempenho e a dedicação de cada um”, destacou o secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Vitor Hugo Tavares.
“Quero parabenizar a todos pelo excelente resultado. Acompanhei as disputas dos Jogos Regionais e é muito bom estar aqui, participando desta homenagem mais do que merecida”, enfatizou o diretor Regional de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, Osni Nogueira.
A atleta Tatiane de Souza Florentino, da equipe de Judô Feminino, conquistou a medalha de ouro na categoria Meio Médio e está bastante orgulhosa. “É uma experiência incrível representar a nossa cidade e conquistar essa vitória tão almejada”, contou a judoca, que treina a modalidade há mais de 20 anos. Ela estava acompanhada das suas colegas de equipe Maria Fernanda Aparecida (3º lugar na categoria Absoluto), Kassia Egle (4º lugar na categoria Leve) e Talita Tamires (1º lugar na categoria Meio Pesado), além do técnico Marcos Rossi. O Judô Feminino de Sorocaba conquistou a medalha de prata, por equipe.
Também participaram da solenidade de homenagem aos atletas o secretário de Relações Institucionais e Metropolitana (Serim), Luiz Henrique Galvão, e o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno.
Confira, abaixo, o desempenho de todas as equipes do Município na 65ª edição dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo 2023, da 8ª Região Administrativa:
Sorocaba – grande campeã geral, com 300 pontos
Atletismo Feminino – 3º lugar
Atletismo Masculino – 1º lugar
Badminton Feminino – 3º lugar
Badminton Masculino – 1º lugar
Basquete Feminino – 2º lugar
Basquete Masculino – 1º lugar
Beach Tênis – 1º lugar
Bocha – 1º lugar
Capoeira Feminino – 1º lugar
Capoeira Masculino – 4º lugar
Ciclismo Feminino – 1º lugar
Ciclismo Masculino – 1º lugar
Damas Feminino Sub-21 – 1º lugar
Damas Masculino Sub-21 – 1º lugar
Futebol Feminino – 7º lugar
Futebol Masculino Sub-20 – 4º lugar
Futsal Feminino Sub-21 – 4º lugar
Futsal Masculino Sub-21 – 1º lugar
Ginástica Artística Feminina Sub-14 – 1º lugar
Ginástica Artística Masculino – 1º lugar
Ginástica Rítmica Feminino Sub-14 – 1º lugar
Handebol Feminino – 1º lugar
Handebol Masculino Sub-21 – 1º lugar
Judô Feminino – 2º lugar
Judô Masculino – 1º lugar
Karatê Feminino – 2º lugar
Karatê Masculino – 2º lugar
Malha Misto – 3º lugar
Natação Feminino – 1º lugar
Natação Masculino – 2º lugar
Tênis Feminino – 1º lugar
Tênis Masculino – 1º lugar
Tênis de Mesa Feminino – 2º lugar
Tênis de Mesa Masculino Sub-21 – 1º lugar
Vôlei Feminino – 1º lugar
Vôlei de Praia Feminino – 1º lugar
Vôlei de Praia Masculino – 1º lugar
Xadrez Feminino – 1º lugar
Xadrez Masculino – 2º lugar
Fotos: Michelle Alves/Secom