A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), aproveitou o período de recesso escolar para continuar investindo na formação de estagiários e também de professores da rede municipal de ensino. Em uma dessas ações, planejou e realizou ações formativas voltadas a estagiários e professores que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal.
As atividades junto aos estagiários aconteceram ao longo de duas semanas do mês de julho, de 10 a 21. Além disso, a Sedu preparou formações específicas para os professores, como a que foi especialmente dirigida aos integrantes do projeto “Lugares de Ler”, envolvendo unidades de todas as etapas de ensino. Desse modo, o objetivo foi preparar toda a rede de profissionais da Educação, de forma continuada, para o alcance das metas pedagógicas.
No caso da formação com foco nos estagiários, ela abrangeu vários temas, entre eles o painel denominado “Brincarolices”, apresentado pela mestranda em Educação e professora de Educação Básica (PEB I), Leila Chinelatto, que resume a proposta: “Brincarolices consiste em despertar e brincar com a nossa criança interior”. Com essa pauta, Leila levou os estagiários a se movimentarem cantando, dançando e ampliando seu repertório de dinâmicas e outras atividades lúdicas a serem desenvolvidas com as crianças.
A seguir, foi a vez da palestra sobre “Inteligência Emocional”, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ministrada pela analista de negócios Beth Proença, que proporcionou um espaço para reflexões sob o olhar atento para o cuidar de si e do outro, por meio das diversas linguagens que compreendem o ambiente de quem atua com bebês, crianças e adolescentes.
Também houve palestras sobre outros assuntos relevantes, tais como: Primeiros Socorros, Inclusão, Adaptação Curricular, Atuação dos Estagiários nas Situações de Aprendizagem, Atuação dos Estagiários na Educação Infantil, Esporte Educacional, Direitos da Criança, Acesso e Permanência, além de outras orientações gerais envolvendo pautas administrativas.
A enfermeira Cristiane Cavalari, responsável pela palestra sobre Primeiros Socorros, afirmou: “preparar pessoas não tem preço, só tem valor. E que o melhor seja feito, com muito amor e respeito.”
Para Juliana Goya, chefe da Seção de Estágio e Apoio Funcional, a formação é muito importante para os estagiários refletirem e analisarem diferentes aspectos pedagógicos que, agregados aos conhecimentos que trazem das universidades, são utilizados para auxiliar os professores e propor estratégias adequadas a diversos contextos que resultem em transformações significativas, capazes de elevar a qualidade de ensino no atendimento aos estudantes.
Já, Izaura Mendes, coordenadora administrativa da Sedu, ressalta que essa é uma etapa muito importante para toda a equipe, pois permite a partilha de conhecimentos e as reflexões acerca do desenvolvimento infantil, aspecto primordial para quem atua no ambiente escolar.
O professor Luis Gustavo Maganhato, responsável pelo Projeto “Eu Pratico Esporte Educacional escolar”, também participou das ações formativas. “É uma grande honra para mim, principalmente por incluir também a formação dos estudantes do curso de Educação Física, que fazem parte do programa de estágio da Prefeitura de Sorocaba. Ainda melhor, quando o tema a ser abordado é sobre o esporte educacional, por podermos trazer nosso conhecimento prático com o projeto”, comentou.
Luciana Domingues está no 4º semestre da faculdade de Pedagogia e é estagiária na rede Municipal, no CEI-47 “Prof.ª Betty Souza Oliveira”, no bairro Ipanema do Meio, há seis meses. A seu ver, as palestras foram muito interessantes. “Estou saindo daqui cheia de sabedoria, de conhecimento, pois aprendi muito com profissionais maravilhosos e isso vai me tornar uma profissional melhor”. A professora Isabel Aparecida Falco, do CEI-114 “Fausto Ferreira Telles”, no bairro Vitória Régia, foi uma das formadoras do encontro e diz que os educadores precisam sempre sair do “emparedamento”, dar mais vazão ao conhecimento e levar curiosidades às crianças. “O importante é fazer com que a criança use a criatividade, não perca a magia do faz de conta, que tenha curiosidade de sempre buscar e aprender, pois o céu é o limite”, comenta.
Lugares de Ler
Ao mesmo tempo, a Sedu também promoveu a formação dos professores, para atuarem no projeto “Lugares de Ler”, atividade que foi realizada no Salão de Vidro do Paço Municipal, com a participação da Prof.ª Me. Tatiana Pita, como formadora, acerca do tema “Era Uma vez… A arte de contar histórias”.
O “Lugares de Ler” é uma iniciativa que promove a leitura, acontece em 101 unidades escolares da rede municipal de Sorocaba, envolvendo 181 educadores e beneficia aproximadamente 43.800 estudantes, desde a creche até o Ensino Fundamental – Anos finais.
“Gosto muito da fala da escritora Lygia Bojunga, quando, ao batizar uma biblioteca com seu nome, em 1994, disse algo que expressa o que eu também penso em relação aos espaços de leitura nas escolas: ‘eu espero que o espaço dê prazer, porque o livro, antes de mais nada, é uma coisa prazerosa’. Que não encarem o livro como uma obrigação, como uma tarefa, mas seria bom que os frequentadores desse espaço conseguissem encarar sempre o livro como uma curtição, algo que eles podem carregar para o resto da vida, sem depender de ninguém, de mais nada – tão à mão sempre, tão facil de pegar (…), de modo que este espaço possa iniciar este caminho para muitos leitores’”, destacou a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Ana Paula Fernandes.
Da mesma forma, as oficinas de leitura proporcionadas para os professores da rede municipal também têm o intuito de respaldar sua atuação em aula, para que transmitam aos seus alunos e, sobretudo, saibam extrair deles o gosto e a curiosidade pela leitura.
Fotos: Sedu/Divulgação