Atividades informativas e de conscientização abrangem escolas da rede municipal, transporte coletivo, canais de comunicação e evento aberto ao público.
A Prefeitura de Sorocaba, sensível à importante temática do aleitamento materno, realiza uma série de ações alusivas à campanha Agosto Dourado, movimento mundial que luta por essa causa.
A Lei Municipal nº 11.679/2018 assegura o direito às mamães moradoras de Sorocaba de amamentarem seus bebês nos Centros de Educação Infantil (CEIs) ou de optarem pelo envio do leite materno para ser ofertado ao bebê, durante sua permanência na creche. Dessa forma, a Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Seção de Apoio à Alimentação Escolar, orienta as mães que optam pelo envio do leite materno a informar sua escolha pelo formulário disponível no link: https://abre.ai/aleitamentomaternocreches.
Com a proximidade do mês de agosto, a Sedu, em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), prepara, ainda, campanha de divulgação desse movimento, que foi criado para promover e incentivar o aleitamento materno no Brasil e no mundo. A cor dourada foi escolhida por simbolizar o “padrão ouro” de qualidade do leite materno, fortalecendo a ideia de que este alimento é o melhor para os bebês e as crianças pequenas.
A campanha abrange divulgação em cartazes afixados nos ônibus do transporte coletivo e nos vidros traseiros de vários desses veículos; em totens nos Terminais São Paulo e Santo Antônio; nos canais oficiais de Comunicação da Prefeitura e materiais informativos disponibilizados à imprensa.
Mamaço
Ainda, a Prefeitura prepara, por meio da Secretaria da Saúde (SES), uma ação especial de aleitamento materno, um encontro entre as mamães que amamentam, a ser realizado no dia 19 de agosto, das 8h às 12h, no Parque Carlos Alberto de Souza, no bairro Campolim, como parte das atividades do movimento mundial “Mamaço”, coordenado pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action), que é a sigla em inglês para Ação da Aliança Mundial pela Amamentação, uma rede global de pessoas e organizações dedicadas à proteção, promoção e ao apoio para o aleitamento materno no mundo todo.
No Brasil, o movimento surgiu com a instituição da Lei Federal nº 13.435/2017, que tem o objetivo de intensificar as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, mobilizando diversos setores da sociedade, por meio da realização de palestras e eventos, divulgações em mídias, reuniões com a comunidade, além de ações de divulgação em espaços públicos, iluminação ou decoração de grandes prédios, monumentos ou espaços com intensa circulação de pessoas com a cor dourada, entre outras iniciativas.
Alimento completo
O leite materno é considerado um alimento vivo e completo, sendo o mais adequado e específico para o bebê. Ele protege o bebê de inúmeras doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Além disso, quando o bebê mama no peito, há um estímulo maior dos músculos da face, beneficiando a fala, a mastigação e da formação dos dentes, sem falar nos vínculos afetivos promovidos entre a mamãe e o bebê.
Para as mães que amamentam, os benefícios vão desde a prevenção de anemias no pós-parto, contribuição para o retorno mais rápido do útero ao seu tamanho normal, proteção contra osteoporose e doenças cardiovasculares, além de ser a forma mais eficiente de prevenção ao câncer de mama e de ovário.
A promoção e o incentivo à amamentação também são realizados no mundo todo durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), na primeira semana de agosto, coordenados pela WABA. Em 2023, essa organização definiu o tema da SMAM como “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, focando no desafio que manter a amamentação significa para as famílias, a partir do momento em que a mãe retorna ao trabalho, justamente um dos pilares do trabalho da Secretaria de Educação de Sorocaba em suas ações nesse campo.
Arte: Secom