SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O paulistano deverá enfrentar tardes mais frias nesta semana. As temperaturas mínimas na cidade de São Paulo durante a madrugada poderão ter ligeira elevação, na comparação com os últimos dias, mas continuarão baixas, sobretudo nesta segunda-feira (17), com previsão de 12ºC ao amanhecer.
O município teve média de 11,8ºC na madrugada deste domingo (16) e a temperatura mais baixa, de 5º, foi registrada na estação meteorológica entre a Capela do Socorro e Parelheiros, na zona sul.
A variação nas condições do tempo ocorrem por causa da passagem de uma frente fria, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.
A temperatura máxima deverá alcançar 24ºC nesta segunda.
A partir de terça (18), as tardes deverão ficar mais frias na capital. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), espera-se que a máxima no dia chegue a 20ºC.
A tendência é que seja ainda menor no dia seguinte, com 18ºC.
“A aproximação de áreas de instabilidade, em conjunto com o deslocamento de um sistema frontal de fraca intensidade no oceano, deve gerar chuvas rápidas e pontuais sobre a região metropolitana de São Paulo no período da noite, porém com baixo potencial para alagamentos”, afirma o CGE.
O Inmet prevê trovoadas na quarta-feira e chuvas isoladas na quinta (20), quando a temperatura deverá atingir até 20ºC.
Também há previsão de chuva para o litoral paulista. De acordo com a Climatempo, a Baixada Santista amanhecerá com céu encoberto e garoa na terça-feira. A chuva aumentará durante a noite e a madrugada de quarta, para quando há previsão de trovoadas.
A expectativa é a mesma para o litoral norte. Em Caraguatatuba, deverá chover na quarta-feira, com a temperatura entre 12ºC e 21ºC.
De acordo com a Climatempo há risco de temporais para toda a faixa litorânea na quarta, quando os ventos deverão voltar a ganhar intensidade com risco de provocarem transtornos.
Na quinta, o litoral norte poderá ter chuva durante todo o dia, assim como a região de Peruíbe.
A Climatempo afirma que os volumes acumulados no litoral do estado nesta semana poderão causas problemas, como alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes.
No interior, o alerta para chuva é para o sul do estado, principalmente no vale do Ribeira, na terça-feira.
Leia Também: Estudo detecta aumento de nova geração de superbactérias em hospitais brasileiros