Cinco cursos profissionalizantes gratuitos serão oferecidos até o mês de julho no Jardim Botânico de Sorocaba

Jardinagem, criação de abelhas nativas sem ferrão, minhocultura e cultivo de orquídeas. Esses serão os temas de cinco cursos gratuitos oferecidos à população até o mês de julho, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e o Sindicato Rural de Sorocaba. As aulas ocorrerão no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, localizado no Jardim Dois Corações.


O objetivo da iniciativa é promover a qualificação profissional da população. Serão oferecidos os cursos: Jardineiro – Implantação do jardim; Meliponicultura – Criação de abelhas sem ferrão; Jardineiro – Condução, manutenção e reforma; Minhocultura – Produção de Húmus e Cultivo de orquídeas. Os alunos receberão material didático e alimentação.


Durante a realização dos cursos, todas as medidas de saúde e segurança contra a Covid-19 serão seguidas pelos participantes. Além disso, cada aluno deverá usar máscara, álcool em gel, levar sua garrafa de água e talheres para a refeição, além de manter o distanciamento social e a higienização constante das mãos.


O curso Jardineiro – Implantação do jardim ocorrerá de 9 a 12 de março, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. A proposta é formar profissionais em jardinagem e impulsionar a produtividade de jardins na cidade. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre proteção ambiental; interpretação do croqui/projeto; reconhecimento e avaliação da área; identificação e manutenção de ferramentas e equipamentos; preparo do solo; sistema de drenagem; adubação de plantio; formação e propagação de mudas; plantio e vasos e jardineiras.


O curso gratuito de Meliponicultura – Criação de abelhas sem ferrão acontecerá de 29 de março a 1º de abril e visa ensinar à população como fazer essa criação, utilizando equipamentos e técnicas apropriadas. Os alunos terão contato com técnicas de meliponicultura, biologia e ecologia das abelhas, conhecerão as espécies nativas da região de Sorocaba e a legislação pertinente à criação desse inseto.


No curso Jardineiro – Condução, manutenção e reforma, que será realizado em abril, os participantes vão aprender a identificar as plantas e acessórios, gramados, forração, cerca viva, trepadeiras, limpeza e destinação de resíduos, irrigação, adubação, controle de pragas e doenças, controle de plantas invasoras, vasos e jardineiras, poda, formação e propagação de mudas, entre outros assuntos.


Em maio, será realizada a formação profissional em Minhocultura, um processo de reciclagem de resíduos orgânicos, por meio da criação de minhocas, com o intuito de produzir o húmus, que é um excelente adubo. No curso, os alunos vão aprender sobre a escolha do local, compostagem, construção de canteiro, controle de predadores até a coleta e armazenamento de húmus, utilização e comercialização do composto orgânico.

Já, o curso de Cultivo de orquídeas ocorrerá em julho e vai abordar desde plantio, nutrição, controle de pragas e doenças, técnicas de propagação até a preparação das plantas para comercialização.


A Sema informa que as datas das inscrições para cada formação profissional serão divulgadas no decorrer do semestre. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone: (15) 3235-1130.

Meio Ambiente – Agência de Notícias