Plano Real: história sobre como foi criada a moeda brasileira já foi contada em filme

Em 1º de julho de 1994, o real começa a circular no país como moeda oficial. Sua criação faz parte do Plano Real, que por conta de seu sucesso é reverenciado por economistas e políticos, que disputam para ter seu nome vinculado a ele.

No ano de 2017, a história do plano que estabilizou a moeda brasileira e conseguiu domar a inflação ganhou um registro cinematográfico com “Real: O Plano por Trás da História”.

O fato de que a criação de uma moeda gerou enredo de filme dá uma indicação do cenário econômico que antecedeu o Plano e as condições do Brasil até meados de 1993, quando a narrativa começa.

Hiperinflação, crise econômica, três planos fracassados de dois ex-presidentes – José Sarney e Fernando Collor –, pressão popular, da imprensa e da classe política sobre o presidente Itamar Franco: em poucos minutos, “Real: O Plano por Trás da História” deixa evidente que a temperatura no país era alta, e a tarefa de regular o termômetro, no mínimo, complicada.

Missão árdua

O chamado a Fernando Henrique Cardoso para assumir a Fazenda é feito por telefone e os responsáveis por elaborar o plano são reunidos em cenas que deixam claro o quanto todos tinham a perder ali. O economista Gustavo Franco chega a explicar, diante de questionamentos, que o convite do governo é “uma convocação”.

Baseado no livro “3.000 Dias no Bunker”, de Guilherme Fiuza, o filme dirigido por Rodrigo Bittencourt transforma em personagens, além de Franco, que é o protagonista, Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco – ambos vieram a ser presidentes do Brasil -, os economistas André Lara Resende, Edmar Bacha, Pedro Malan, Clovis Carvalho, Winston Fritsch e Persio Arida. Nomes forte da economia nacional ainda hoje.

Além da própria moeda e de seus criadores, discussões econômicas de três décadas atrás persistem no debate público brasileiro. Durante um jantar, Gustavo Franco discorda de um amigo ao se deparar com o dilema entre o controle inflacionário rígido e o investimento em programas sociais, por exemplo.

Atores e personagens

Gustavo Franco (Emílio Orciollo Neto)
Itamar Franco (Bemvindo Sequeira)
FHC (Norival Rizzo)
Pedro Malan (Tato Gabus Mendes)
Persio Arida (Guilherme Weber)
Edmar Bacha (Julio Lopes)
Winston Fritsch (Fernando Eiras)
Clovis Carvalho (Carlos Meceni)
André Lara Resende (Vladimir Candini)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Plano Real: história sobre como foi criada a moeda brasileira já foi contada em filme no site CNN Brasil.