Estrutura servirá de apoio aos usuários do Sistema BRT e usará energia solar
A estrutura do prédio operacional do novo Terminal Vitória Régia, que faz parte do Sistema BRT Sorocaba, já está sendo erguida. Esse terminal será o primeiro do BRT a entrar em operação e fará a integração com o sistema existente já que a região do bairro Vitória Régia tem uma grande demanda de passageiros.
O prédio oferecerá aos usuários do transporte coletivo infraestrutura com sanitários, assentos para descanso e espera dos ônibus, uma central de informação, rede wi-fi com alta velocidade de conexão e pontos de energia para carregamento de aparelhos eletrônicos.
O terminal terá acesso facilitado de modo a permitir uma locomoção adequada e segura com sinalização de piso, plataformas e ônibus em nível, especialmente para as pessoas com mobilidade reduzida, placas informativas e apoio da equipe de operação do BRT que atuará no atendimento ao público.
Operação com energia solar
O Terminal Vitória Régia, primeiro dos três terminais que farão parte do sistema BRT Sorocaba, utilizará energia solar para operar. A energia fotovoltaica, considerada limpa e renovável, será utilizada em todas as instalações e estruturas fixas do BRT Sorocaba, como terminais, unidades administrativas e operacionais, estações e pontos de parada.
Contarão com esta fonte energética, além do Terminal Vitória Régia, os futuros terminais Nova Manchester, no Corredor Oeste, e São Bento, no Corredor Ipanema, as 32 estações, as quatro estações de integração, os 96 pontos de parada, a garagem e o Centro de Controle Operacional. A captação da energia será feita por meio de placas solares instaladas sobre as estruturas de coberturas dos terminais, estações e garagem.