Arrotar é uma reação completamente normal do corpo e, na maioria das vezes, não está associado a nada grave. Na verdade, é a maneira do corpo liberar o excesso de ar do sistema digestivo superior, que inclui o esôfago, o estômago e a primeira parte do intestino delgado, como explicou a gastroenterologista Brooks Cash no Huffpost, um agregador de blogs.
No entanto, existem outros motivos para o arroto, e a médica, juntamente com outros especialistas, listou cinco motivos comuns, nem todos tão sérios como se pensa. Vale ressaltar sempre que é melhor consultar um médico para confirmar o diagnóstico e o tratamento.
Engolir ar em excesso: É uma das causas mais comuns de arrotos. Isso pode ocorrer em diferentes momentos, como falar muito rápido, comer ou beber muito rapidamente, fumar, mastigar ou chupar balas. Além disso, algumas pessoas ansiosas tendem a engolir mais ar, um hábito nervoso que leva a arrotos mais frequentes.
Consumo de certos alimentos ou bebidas: Feijões, ervilhas, lentilhas e couves estão entre os culpados. Eles contêm muita fibra e amido que não são facilmente digeridos. Bebidas gaseificadas também podem causar mais arrotos. “O gás se acumula no estômago. A distensão estimula o arroto para liberar o ar”, explica Lisa Ganjhu, outra gastroenterologista.
Refluxo gastroesofágico: Essa condição faz com que os ácidos do estômago subam pelo esôfago, causando azia, dificuldade para engolir e dores no peito. Como resultado, algumas pessoas com esse problema tendem a engolir em excesso. Esse ar pode ficar preso e causar a sensação de arroto.
Distúrbios gastrointestinais: Segundo Brooks Cash, o mais comum é uma doença chamada gastroparesia, que afeta os músculos e os nervos do estômago, retardando a digestão. Como resultado, a comida permanece no estômago por longos períodos, causando sensação de plenitude após comer pequenas quantidades de comida e a necessidade de arrotar. “Se o estômago estiver cheio, a pressão excessiva precisa ser liberada para expelir o ar”, acrescenta Lisa Ganjhu.
Intolerâncias alimentares: Também é um sintoma comum de intolerâncias alimentares, como lactose, glúten e má absorção de frutose. Quando há intolerância, o intestino não consegue digerir certos alimentos, que permanecem no estômago. Isso pode levar a uma combinação de sintomas desconfortáveis, como dores abdominais, náuseas, gases e inchaço. “As intolerâncias, como intolerância ao glúten ou à lactose, resultam na formação de açúcares não digeridos, que são fermentados e produzem gases”, afirma Ganjhu.
Leia Também: Pelo bem do seu intestino, tenha sempre estes alimentos em casa
Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle