ESPECIAL “HumanizAção” – Após acolhimento do programa social, jovem reencontra irmã e retorna à cidade de origem

Há cerca de 10 dias, Luiz, um jovem de 26 anos, foi acolhido pelo programa “HumanizAção” e resgatado das ruas do Centro de Sorocaba. Após inúmeras tentativas de aproximação e abordagens sociais pela equipe de profissionais especializados, ele finalmente aceitou receber o auxílio ofertado e foi encaminhado ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) “Viver em Liberdade”, no bairro Prestes de Barros.

Diferentemente da situação de rua, em que revirava lixos para poder se alimentar, no serviço de acolhimento do CAPs, Luiz pôde tomar banho, recebeu roupas novas e limpas e teve alimentação adequada. “Isso é fruto de um trabalho intenso de busca ativa das equipes do “HumanizAção”, que diariamente percorrem a cidade, realizando esse trabalho sério e muito importante na trajetória de vida de muitas pessoas”, salienta o secretário de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia.

Mas a melhor notícia ainda estava por vir. Após a publicação do acolhimento social no perfil do prefeito Rodrigo Manga e da Prefeitura de Sorocaba nas redes sociais, Juliana, irmã de Luiz, que estava há muito tempo procurando por ele, pôde identifica-lo. “Estou muito feliz por ter reencontrado ele. Só tenho a agradecer à equipe da Prefeitura que o acolheu e cuidou dele com tanto carinho”, disse.

Atualmente, Luiz está mantido em um leito de acolhimento de saúde mental em Salto de Pirapora, cidade de origem, onde ele está sendo integralmente assistido.  Em breve, ele poderá contar com todo cuidado e afeto dos próprios familiares, em casa.

“Cada vida recuperada é uma vitória imensa, tanto para a pessoa resgatada, como para os familiares e toda a sociedade. Só essa história já teria valido a pena todo trabalho de perseverança, dedicação e amor ao próximo das nossas equipes, e nós vamos continuar seguindo firmes com essa missão”, conclui o prefeito Rodrigo Manga.


Cidadania – Agência de Notícias