A Secretaria de Cultura (Secult), representada pelo secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, recebeu, na semana passada, no Chalé Francês, representantes de grupos de Capoeira da cidade. O intuito do encontro foi de tratar de políticas públicas para valorização e incentivo, cada vez maior, à prática da Capoeira no município.
Estiveram presentes no encontro Adão Machado da Silva, Maria de Fátima de Carvalho Alves, Antônio M. Ribeiro, Eduardo de Almeida, Christianne Franco Santos, Valdir Xavier de Camargo, além do assessor do vereador Rodrigo do Treviso, Alcides Miranda, e do assessor do deputado estadual Vitão do Cachorrão, Fernando Quik.
Na ocasião, o secretário Luiz Antonio Zamuner pontuou a importância da Capoeira, uma expressão cultural e uma luta afro-brasileira, reconhecida pela Unesco, em 2014, como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.
“A Capoeira é uma ferramenta de inclusão e mudança de vida para muitos, que encontram nela uma alternativa para superar as adversidades”, afirmou o titular da pasta, que estava acompanhado dos servidores da Secult, Andrei Gonsales Antonelli e Melquisedeque Luiz da Silva.
A Secretaria de Cultura solicitou aos participantes que convidem representantes de outras academias e grupos de Capoeira de Sorocaba para ampliar o debate nas próximas reuniões. Também foi acertado que o grupo visitará a Casa de Capoeira, na capital paulista, em breve, para conhecer o espaço e saber mais sobre o seu processo de implantação.
A Secretaria da Cultura está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br.
Fotos: Secult