Prefeitura abre edital de chamamento para implantação de Hortas Comunitárias em espaços públicos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), divulgou, no Jornal do Município de quarta-feira (17), o edital de chamamento para credenciamento de interessados na permissão de uso de espaço público para implantação de Hortas Comunitárias. O projeto é embasado na Lei Municipal nº 12.374/2021, de autoria do vereador Rodrigo do Treviso, que cria o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Familiares no Município de Sorocaba.

Na horta comunitária, diferentes pessoas da localidade trabalham juntas para plantar, cuidar e colher os alimentos ou plantas cultivadas. Os participantes compartilham responsabilidades, recursos e conhecimentos, promovendo a colaboração e o senso de comunidade.

“As hortas comunitárias têm o papel de produzir alimentos, por meio do trabalho voluntário da comunidade. Ela é uma ótima alternativa para dar funcionalidade a terrenos “sem uso” nas cidades, trazendo uma série de benefícios. Tem, ainda, a função de introduzir, em ambiente urbano, a prática agrícola, por meio de pequenos cultivos”, ressalta o secretário da Sedetur, Paulo Henrique Marcelo.

A Sedetur prossegue com os cadastros de voluntários nesse programa. Os mesmos poderão ter, como contrapartida do Poder Público, a permissão de uso do terreno onde será realizada a horta, desde que atendam aos requisitos da legislação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233-2043 ou pelo e-mail: agricultura@sorocaba.sp.gov.br. Os interessados devem fazer cadastro na Casa do Turista, localizada na Rua Ana Monteiro de Carvalho, 50, Jardim Santa Rosália, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A Sedetur informa, ainda, que todos os atos e procedimentos relacionados às Hortas Comunitárias também são disponibilizados no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br).

Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias