Caso não saiba, a asma é uma doença inflamatória crônica dos brônquios que começa a se manifestar na infância, mas pode surgir em qualquer idade. Atinge cerca de 10% da população brasileira, segundo dados do Ministério da Saúde, o que representa aproximadamente 20 milhões de pessoas.
Existem vários tratamentos convencionais disponíveis para o controle da asma, mas também existem soluções mais naturais que podem ajudar a atenuar os sintomas mais incômodos, como os chás. De acordo com a Healthline, com a ajuda de Grant Tinsley, especialista em nutrição, o chá de gengibre é uma opção benéfica para pessoas com asma. Ele contém muitos nutrientes e é capaz de reduzir a inflamação, aliviar náuseas e diminuir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, segundo alguns estudos, o chá de gengibre também pode reduzir a inflamação nas vias aéreas, o que é benéfico para quem sofre com a asma.
Outra opção de chá mencionada pela Healthline é o chá verde. Este chá é rico em nutrientes, antioxidantes e, segundo pesquisas, é capaz de aliviar a inflamação nos pulmões, algo que ocorre em muitos indivíduos com asma. Além disso, a cafeína presente no chá verde pode ajudar a relaxar as vias aéreas durante até quatro horas e fornecer alívio temporário dos sintomas da asma.
Vale lembrar que o tratamento da asma deve ser acompanhado por um médico e que o uso de chás ou outras soluções naturais não substitui o uso de medicamentos prescritos pelo profissional de saúde.
Leia Também: São Paulo tem primeiro caso da variante Arcturus da Covid-19
Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle