O custo da energia pode levar algumas pessoas a procurar formas de economizar no consumo de eletricidade em casa, com muitas delas desligando dispositivos eletrônicos para impedir que fiquem em “standby” e consumam energia enquanto não estão sendo usados.
Porém, de acordo com um dos executivos da Sky Broadband, Aman Bhatti, ao Mirror, desligar todas as luzes vermelhas que continuam acesas em dispositivos inativos pode ser um erro se você quer manter uma conexão rápida com a Internet em casa.
Isso acontece porque, como explica Bhatti, as operadoras aproveitam o período noturno para realizar atualizações, quando há menos pessoas conectadas à rede.
“Sabemos que nossos roteadores são levados ao limite durante o dia – seja em videochamadas, transmitindo a última série ou em jogos online. É por isso que os roteadores recebem atualizações de firmware durante a noite, para evitar interrupções desnecessárias durante o dia”, explica Bhatti. “Desligar o roteador durante a noite pode afetar atualizações e otimizações automáticas que, por sua vez, podem impactar o desempenho, velocidade e estabilidade da rede”.
Além disso, o executivo também observa que ligar e desligar o roteador constantemente pode dar à operadora a indicação de que a rede é instável, levando-a a criar restrições para garantir que permaneça conectada.
Leia Também: Internet lenta? Saiba se alguém está a usar a sua rede Wi-Fi
Notícias ao Minuto Brasil – Tech