Na noite da última terça-feira (25), um grupo de famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes em seus lares, integrando o Serviço de Família Acolhedora, participaram do 1º Encontro de Formação, realizado no auditório da Secretaria da Cidadania (Secid).
A formação faz parte de um cronograma de oito encontros que contemplam as ações e preparações para o futuro acolhimento. As atividades foram elaboradas pela equipe técnica do Serviço de Família Acolhedora do Município, que visam proporcionar espaço aos participantes para reflexões sobre diversas temáticas, incluindo ponderações, como: “O que é família”. Além disso, os encontros buscam ofertar às famílias momento de escuta e acolhimento, sendo trabalhados os seguintes temas: Diversidade familiar; Marcos legais e conceituais e Funcionamento do Serviço de Família Acolhedora; Medidas de proteção, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e Termo de guarda; Adoção; Desenvolvimento infantil/adolescência e Inclusão na rede regular de ensino; Rede de serviços da Saúde; Transições e despedidas.
Ao fim do processo, serão realizadas entrevistas e formuladas devolutivas às famílias, informando sobre o resultado da habilitação no Serviço. As famílias consideradas aptas ficarão em um Banco de Dados do programa.
Os encontros ocorrerão às terças-feiras, sendo que os próximos devem acontecer nas semanas subsequentes, até o próximo dia 13 de junho, com reposições, se necessário, em datas agendadas pela equipe.
Para se candidatar a participar do serviço ou obter mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: (15) 99101-4772.
Fotos: Secid/Divulgação
Cidadania – Agência de Notícias