A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) da Prefeitura de Sorocaba, recebeu, nesta quarta-feira (26), representantes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e das Guardas Civis Municipais de Ibiúna, Cerquilho, Itu, Porto Feliz, Votorantim, Capela do Alto, Salto de Pirapora, Mairinque, Boituva, Araçariguama, Iperó e Araçoiaba da Serra, todas do interior paulista, para acompanhar a operação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp-Cad), que entrou em funcionamento, nesta semana, na cidade de Sorocaba, gerenciado pela Corporação.
Apenas três dias após a implantação do novo sistema, a equipe da GCM sorocabana chama a atenção das forças policiais vizinhas pelo trabalho desenvolvido, por meio da nova ferramenta tecnológica. As equipes estiveram na sede da Sesu de Sorocaba para conhecer a novidade, com o intuito de também informatizar as operações realizadas pelas Guardas em suas respectivas cidades.
O novo sistema já tem auxiliado no fortalecimento da segurança no Município de Sorocaba, promovendo agilidade na transmissão de informações e na integração do atendimento das forças de segurança pública e outros órgãos municipais, estaduais e federais. “O recurso está nos proporcionando mais qualidade na checagem de informações, sendo uma solução eficiente para serviços emergenciais”, destaca o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.
O processo nacional de implantação do Sinesp-Cad foi iniciado em 2017. No estado de São Paulo, atualmente, 26 cidades, incluindo Sorocaba, possuem o novo recurso. A ferramenta eletrônica é integrada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP), permitindo acesso a informações de registros de crimes, ocorrências, consulta de veículos e pessoas em todo o território nacional, além de realizar a gestão de recursos, diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências e otimizando o planejamento operacional das autoridades policiais.
Segurança – Agência de Notícias