O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Vitória Régia, ligado à Secretaria da Cidadania (Secid) da Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vitória Régia e Ulisses Guimarães, ligadas à Secretaria da Saúde (SES), realizaram, na terça-feira (25), a integração de alunos do curso de Medicina da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) em Sorocaba.
A parceria com a universidade tem como objetivo aproximar os serviços de saúde do serviço socioassistencial realizado na cidade. “Neste primeiro momento, os alunos participarão de visitas domiciliares, junto às equipes responsáveis das UBSs, para acompanhar a realidade das famílias em situação de vulnerabilidade. Após, será realizado o projeto de intervenção, em parceria com o CRAS, assim, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, declara a assistente social e coordenadora do CRAS Vitória Régia, Rita Farias.
O trabalho em conjunto faz parte da programação do curso para os alunos que estão ingressando na área, prevendo, ainda, o desenvolvimento de projetos sociais a serem concluídos até o fim deste ano. “A partir da próxima semana, os alunos começam a acompanhar o trabalho das equipes municipais, auxiliando nas abordagens sociais e conhecendo, cada vez mais, o território em que estão atuando”, explica a professora da instituição de ensino, Lígia Oliveira Mattos.
No último ano, a mesma iniciativa promoveu ações voltadas às famílias sorocabanas beneficiadas pelo programa Cidadania na Mesa, que realiza encontros semanais para oferecer orientações sobre alimentação saudável, de acordo com a realidade de cada família. Além disso, as reuniões abordaram outros temas relevantes, como promoção de atividades físicas, combate ao consumo de álcool e cigarro, cuidados de higiene e pautas motivacionais.
Saúde – Agência de Notícias