Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença de Parkinson. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema. A doença está associada a vários sintomas e os mais conhecidos são os tremores. No entanto, existem outros sintomas menos conhecidos, como a prisão de ventre persistente, que podem aparecer nas fases iniciais da doença.
Aliás, um estudo que envolveu 700 mil indivíduos, e foi citado no Huffpost, agregador de blogs, sugere que a obstipação é capaz de aparecer décadas antes do diagnóstico da doença de Parkinson. Este sintoma é relatado em mais de 60% dos indivíduos com a doença, de acordo com um estudo feito em 2018. Além disso, cerca de um quarto relatava obstipação antes do início dos sintomas motores.
A mesma investigação explicou ainda que a gravidade da prisão de ventre no início da doença é capaz de estar ligada a um início mais rápido de demência em indivíduos com Parkinson. Portanto, a identificação precoce da obstipação como um sintoma da doença de Parkinson pode ajudar no diagnóstico e tratamento precoces, além de contribuir para a prevenção de outras complicações.
Leia Também: Estudo revela avanço promissor no diagnóstico da doença de Parkinson
Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle