Dois irmãos foram abandonadas pela mãe à porta do edifício do Sistema para o Desenvolvimento Integral da Família (DIF) do Município de Guadalajara [centro comunitário], no México, na segunda-feira (24), deixando-as com um bilhete no qual explica que tem um câncer terminal que a impossibilita de cuidar delas.
As autoridades de Guadalajara informaram que a intervenção foi realizada imediatamente e o protocolo de atendimento foi acionado pela Unidade de Atendimento à Violência Familiar, identificando uma provável situação de abuso infantil.
Por sua vez, a Delegação Institucional da Procuradoria de Proteção à Infância e Adolescência de Guadalajara (DIPPNNA) expediu uma medida urgente de proteção a menores.
“As crianças trouxeram consigo um bilhete que referia o motivo do abandono por parte da mãe, que alega não poder cuidar delas por se encontrar em fase terminal de câncer”, referiu o DIF de Guadalajara. “Estou desesperada”, escrevia a mãe, na mensagem onde especificava os motivos pelos quais não podia cuidar das crianças.
Segundo a entidades, “foi prestada atenção e acompanhamento às duas crianças, tanto na área da psicologia como no cuidado da sua integridade”.
As autoridades acrescentaram ainda que estão sendo procurados os familiares das crianças para que se possam reintegrar e restabelecer o seu direito de viver em família. Enquanto isso, permanecerão sob a proteção do DIPPNA.
Notícias ao Minuto Brasil – Mundo