Centenas de brasileiros e portugueses apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva e da democracia estão hoje reunidos em Lisboa, Portugal, numa manifestação de apoio ao Presidente brasileiro, que discursou no parlamento português.
“25 de Abril sempre, fascismo nunca mais” ou “Amor Lula” são algumas das frases que podem ler-se em cartazes empunhados por brasileiros e portugueses que se juntaram à manifestação, que decorre em ambiente animado, com batucada e cravos vermelhos.
À chegada do Presidente brasileiro ao parlamento, os manifestantes entoaram os hinos de Portugal e do Brasil enquanto eram executados pela banda da GNR.
A forma pacífica como decorreu a manifestação foi interrompida por alguns segundos por um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro que tentou passar as proteções e juntar-se aos manifestantes pró-Lula, tendo sido de imediato afastado pela polícia.
Vários portugueses se juntaram ao evento e afirmaram terem ido demonstrar apoio a “um estadista que defende a democracia”.
A sessão solene de boas-vindas ao Presidente do Brasil, Lula, é a última etapa da sua visita de Estado a Portugal, que começou no sábado, e decorre no dia do 49.º aniversário do 25 de Abril, antecedendo a tradicional sessão solene.
Lula chegou de cravo na lapela à Assembleia da República, ligeiramente atrasado face à hora prevista, pelas 09:39.
Notícias ao Minuto Brasil – Mundo