Projeto de habitação, transporte intermunicipal, cultura, educação e desenvolvimento urbano na área da antiga Estação Ferroviária avança em Sorocaba

A área onde fica a antiga Estação Ferroviária, na região central de Sorocaba, que há muitos anos encontra-se abandonada, será totalmente revitalizada e transformada. Um projeto, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, realizará importantes investimentos nas áreas de transporte intermunicipal, cultura, educação, habitação e desenvolvimento urbano no local.

Um novo e completo ambiente está sendo projetado para uma proveitosa utilização do antigo espaço como um grande Centro Cultural, além de estruturação adequada para implantação de programa habitacional e um investimento vultoso no transporte ferroviário.

Em um sinal de avanço dessa relevante parceria, na última quinta-feira (20), o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado, José Police Neto, visitou a antiga Estação Ferroviária de Sorocaba e foi recebido pelo secretário municipal de Cultura (Secult), Luiz Antônio Zamuner, que esteve acompanhado da secretária do Gabinete Central, Samyra Toledo, além da participação de representantes das secretarias de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab); Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim); Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) e Mobilidade (Semob). Também estiveram presentes, por parte da Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem), o diretor executivo, Leodir Ribeiro, o diretor adjunto, Octávio Christófano (China), e a assessora técnica Sandra Lanças.

Mais tarde, o grupo foi recebido pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, em seu gabinete, a fim de discutir sobre a implantação do projeto para Sorocaba e região. “Essa é uma parceria extremamente importante para realizar, inclusive, o modelo habitacional do Governo do Estado, que vai somar com o nosso projeto municipal ‘Casa Nova Sorocaba’, que é um dos compromissos do nosso governador, Tarcísio, com a cidade. Para tanto, ele colocou essa equipe muito capacitada para nos auxiliar”, salientou o prefeito.

Em fevereiro, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a qualificação de 15 projetos de concessões e de parcerias público-privadas (PPPs), com investimentos que podem superar os R$ 180 bilhões em todo o Estado, nas áreas que envolvem, dentre outros, transporte e habitação. Entre os projetos autorizados, está a implantação do trem intercidades para o transporte de passageiros entre Sorocaba e São Paulo.

Além desse grandioso projeto, a área da antiga Estação Ferroviária passará por uma requalificação total, que vai envolver o aproveitamento de um vazio urbano, trazendo atrativos turísticos e culturais, respeitando o patrimônio histórico na conservação dos galpões tombados, além de investimentos por meio de PPP em programas habitacionais em outros espaços do local. “A área tem mais de 200 mil m², portanto, a ideia é aproveitar o espaço histórico com a utilização pública de um grande Centro Cultural que, junto com a passagem do trem que liga Sorocaba à capital, será um verdadeiro polo de turismo e lazer”, destacou o secretário municipal de Cultura de Sorocaba.

“Começaremos, junto com o prefeito Rodrigo Manga e com o governador Tarcísio, a trabalhar para desenvolver algo com que a população sonhou muito, com habitação de qualidade, áreas de lazer, esporte e cultura, que tragam a nossa história para o convívio de todos. Para tanto, o espaço deverá ser inteiramente recuperado”, disse o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado de São Paulo.

Fotos: Secult/Secom


Read More