O Brasil é reconhecido mundialmente por ser um país solidário no recebimento de imigrantes, oferecendo asilo e acolhimento humanitário, atendendo às necessidades daqueles que tiveram que se deslocar de forma forçada de seu próprio país, em busca de uma situação melhor para viver. Atualmente, Sorocaba tem uma grande concentração de imigrantes vindos de diversos países, tais como: Haiti, Venezuela, Japão, Paquistão, entre outros.
Buscando aprimorar o acolhimento e a garantia de direitos a essas pessoas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Desenvolvimento de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, está em tratativas para uma parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a qual integra o Sistema das Nações Unidas, como a principal organização intergovernamental que promove a migração ordenada em todas as partes do mundo. No Brasil, o primeiro escritório da OIM está presente desde 2016, com sede em Brasília, e atuando em outras 11 cidades brasileiras.
Agora, em Sorocaba, a primeira ação dessa parceria entre a OIM e a Coordenadoria da Secid já está sendo organizada e será a capacitação dos servidores que atendem o público de imigrantes nos equipamentos municipais, em especial nas unidades das redes CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especial em Assistência Social), que constituem as portas de entrada para o acolhimento dessas pessoas. Futuramente, a iniciativa abrangerá também outras secretarias do Poder Público municipal.
“Trata-se de uma importante iniciativa, que vai proporcionar ainda mais conhecimentos e subsídios para que os servidores públicos ofereçam, sempre, uma atenção eficiente e humanizada também ao público de imigrantes que busca os serviços públicos do município de Sorocaba”, afirma o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.
As ações seguintes também serão voltadas para o atendimento dessa população.
Foto: Secid/Divulgação
Cidadania – Agência de Notícias