A Guarda Civil Municipal (GCM) tem realizado, diariamente, ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais e áreas públicas da cidade, como forma de evitar aglomerações e coibir o desrespeito às regras de combate à Covid-19. Na noite de terça-feira (26) e madrugada desta quarta-feira (27), a corporação realizou 16 averiguações do tipo, em diferentes pontos da cidade.
No período, a GCM constatou cinco casos de irregularidades, quatro delas envolvendo estabelecimentos comerciais que operavam em desacordo com o Plano São Paulo e cujos responsáveis foram orientados a manter o funcionamento no sistema delivery. Outro caso de aglomeração aconteceu na praça principal do bairro Central Parque, Zona Oeste de Sorocaba. Quando a GCM chegou, constatou a presença de seis pessoas, que deixaram o local após notarem a presença da viatura.
Outros cinco estabelecimentos comerciais, também averiguados pela GCM, operavam regularmente, apenas em sistema de entregas, sem atendimento presencial. Também após denúncia, a corporação visitou outros cinco pontos comerciais, sendo que todos estavam fechados. Em uma rua no Residencial Carandá, na Zona Norte, um veículo estava com som alto e seu proprietário foi orientado a evitar tal prática, como forma de inibir aglomerações.
“A GCM Intensificou esse tipo de fiscalização. Trata-se de uma das prioridades da corporação no dia a dia, assim como as ações para evitar a realização dos chamados pancadões que, sobretudo nos fins de semana, ocorrem na forma de operações integradas com a Polícia Militar. E há ainda o nosso cuidado com os próprios municipais, que são foco de atenção permanente. Foram 50 locais desse tipo patrulhados nesta noite e madrugada”, explica o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Cel. Vitor Gusmão.
O secretário reforça o papel importante da população em favor da segurança pública, colaborando com o trabalho da GCM. “Essa participação da sociedade é fundamental. Temos recebido muitas denúncias, que ajudam a direcionar a nossa atuação, para que possamos agir mais rapidamente e coibir crimes e todo tipo de irregularidade”, complementa. As informações à GCM podem ser passadas pelo fone 153.
Fiscalização – Agência de Notícias