Videomonitoramento das cidades e “Muralha Eletrônica” são temas em evidência na área de Segurança Urbana no “Fórum Sorocaba 2050” no dia 18/4 no Parque Tecnológico

A cidade de Sorocaba tem investido também na área de Segurança Urbana. Com isso, as discussões de cases de sucesso sobre videomonitoramento das cidades e a implantação da chamada “Muralha Eletrônica” ganharão destaque no painel “Segurança Urbana”, durante o “Fórum Sorocaba 2050”, que será realizado no dia 18 de abril, a partir das 9h30, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do PTS e do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead), o evento conta com uma programação organizada em eixos de conhecimento, que buscam proporcionar ao público participante um amplo debate sobre questões socioambientais e tecnológicas que contribuam para a implantação de políticas públicas voltadas à construção de cidades inteligentes e preparadas para o futuro.

O assunto “Segurança Urbana”, com a apresentação dos dois cases de sucesso, será tratado a partir das 14h do dia 18, no Palco 2 do Fórum, contando com a participação de profissionais especialistas nessa área, como o diretor executivo das empresas de sistemas de videomonitoramento Erione e Tinnova, Eric Monteiro; o gerente de Engenharia de Produto e Sistemas da empresa de tecnologia Splice, Alex Sato; o executivo de Vendas da empresa de segurança eletrônica Intelbras, Marco Borba, e o diretor de Produtos e Projetos da empresa de comunicação multimídia ENW, Edson Pires.

A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), representada pelo secretário Alexandre Caixeiro, será a responsável pela mediação das palestras desse painel. A Pasta vem realizando importantes investimentos na área, como a modernização e ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade, inclusive implantando o conceito de “Muralha Eletrônica”, para fiscalização nas entradas e saídas do município. Outra ação em andamento é a criação da Inspetoria de Operações Especiais (Iope), da Guarda Civil Municipal (GCM), que irá atuar que irá atuar no apoio operacional às atividades de patrulhamento, intervindo em situações excepcionais e emergenciais.

“Esperamos que esse importante evento traga, para Sorocaba e toda a Região Metropolitana, conteúdos para embasar os trabalhos propostos e que possam atender uma população tão grande como a nossa, aumentando, ainda mais, a segurança nas cidades. Estamos cercados por grandes rodovias, como a Castello Branco, a Raposo Tavares e Rodovia do Açúcar, por exemplo, com enorme fluxo de veículos, materiais e cargas. Essa movimentação toda demanda novas tecnologias, fortalecendo o trabalho das forças de segurança municipais, estaduais e federais”,  comentou.

As inscrições para a programação do dia 18 podem ser realizadas pelo link: https://tinyurl.com/forumsorocaba2050. Confira, nas artes a seguir, a agenda completa do “Fórum Sorocaba 2050”.

Parque Tecnológico – Agência de Notícias