O Produto Interno Bruto (PIB) da Região Administrativa (RA) de Sorocaba foi o 4º que mais cresceu dentre as 16 RAs que registraram melhor desempenho no estado de São Paulo, em 2022, segundo dados do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). O PIB da RA de Sorocaba cresceu 4,4%, acima do resultado do Estado, que foi de 2,8%, e também de outras RAs importantes e até maiores, como Ribeirão Preto, com 4,3% do PIB; Barretos, com 4,2%; Franca, com 4,1%; São José do Rio Preto, com 4%; Presidente Prudente, com 3,3%; Campinas, com 2,8%; São José dos Campos, com 1,7%, entre outras.
Ainda, a RA de Sorocaba também teve o 4º maior PIB do estado paulista, com uma participação de 5,15% de todo o PIB estadual, superando outras grandes regiões, como: Santos, com 3%; Ribeirão Preto, com 2,6%; e São José do Rio Preto, com 2,4%.
O PIB é considerado a soma de todos os bens e serviços produzidos em um dado período e em uma determinada região. É um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, com o objetivo de quantificar a atividade econômica.
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, relaciona o importante desempenho da economia sorocabana, dentre outros fatores, à confiança dos investidores no potencial do município, os vários atrativos oferecidos pela cidade e o atual clima vivido, de otimismo e prosperidade. “Sorocaba vive um ótimo momento e isso reflete na vinda de novos investimentos, no crescimento da cidade, bem como na geração de emprego e renda à população”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.
“Nossa região tem grande potencial econômico e que pode ser explorado ainda mais. Os municípios que compõem a RA sabem que o trabalho conjunto entre as cidades pode gerar cada vez mais frutos. Com isso, atraímos mais empresas e desenvolvimento, tornando a RA de Sorocaba cada mais forte, destaque no cenário estadual e nacional, além de oferecer mais oportunidades a todos”, completa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo.
Sorocaba é sede da Região Metropolitana (RMS) e apresenta uma série de atrativos para a vinda de novas empresas, como logística planejada, infraestrutura de água, saneamento básico, energia, gás natural, conexão em fibra ótica, qualificação de mão de obra, entre outros.
A equipe do setor econômico da Prefeitura de Sorocaba conta, ainda, com profissionais técnicos que apresentam todos os diferenciais do programa de incentivos fiscais e de desburocratização, que compreendem diversos apoios, como uma política diferenciada de assessoria integral que é disponibilizada aos investidores, passando pelo pleno andamento de suas atividades empresariais até o pós-operação, com garantia de segurança jurídica e administrativa.
Há, também, o Grupo de Apoio a Projetos Especiais (GAPE), ligado à Sedettur, que é responsável por gerenciar todos os trâmites do processo de instalação ou ampliação de grandes negócios e empreendimentos no município de Sorocaba, que exijam avaliação de diferentes entidades municipais. Isso, desde o recebimento de pedidos para análise, bem como os trâmites de questões de viabilidade, aprovação de projetos, licenciamentos, coordenação de reuniões e contato direto com o solicitante.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias