Sorocaba figura entre as cidades mais empreendedoras do Estado de São Paulo e entre as Top 40 do Brasil

Em meio a diversos índices positivos apresentados, Sorocaba é a 12ª cidade mais empreendedora do Estado de São Paulo e a 6ª colocada, se comparada com cidades paulistas do mesmo porte. Os dados são do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a consultoria Endeavor, divulgados na segunda-feira (27), mediante análise de 101 municípios brasileiros.

Com pontuação acima da média nacional (6,22), a cidade fica à frente de outras do mesmo porte, como: Limeira (6,18), Bauru (6,01), Guarulhos (4,18) e Carapicuíba (2,72). No Brasil, Sorocaba é a 39ª melhor colocada. O ICE é composto por sete indicadores, sendo eles: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora.

“A economia sorocabana tem mostrado índices muito positivos no empreendedorismo. Isso é possível devido à desburocratização atualmente existente ao se abrir uma empresa, além dos incentivos fiscais que a cidade oferece hoje. O município conta, ainda, com infraestrutura de qualidade aos moradores, bem como para investimentos”, ressalta o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

O ranking geral leva em consideração cada um dos sete determinantes apresentados no relatório e o seu resultado é um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessados em gerar impactos positivos na economia de seu município, a partir do fomento à atividade empreendedora, bem como para empresários que queiram expandir seus negócios e também para a mídia, que busca análises e dados qualificados sobre o setor.

“Uma das nossas prioridades em Sorocaba é manter a economia sempre aquecida, proporcionando oportunidades de emprego e renda aos munícipes, mas também as melhores condições para empreender, com qualificação profissional e assessoria técnica”, relata o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Paulo Henrique Marcelo.

A fim de assistir e facilitar os interesses dos novos empreendedores, o Município tem realizado diversas ações referes à regularização do pequeno empreendedor, tais como a formalização de ambulantes, estruturação das feiras-livres, modificação do Espaço Empreendedor para um ambiente concentrado, com a implantação de uma unidade do SEBRAE AQUI que congrega três instituições, sendo uma na Associação Comercial, outra no Sebrae Regional e mais uma na Prefeitura de Sorocaba. Há, ainda, duas unidades do SEBRAE AQUI, sendo uma em shopping da cidade e outra dentro da Associação Comercial do município.

“Temos, ainda, um sistema de apoio a grandes empresas, que prioriza o aporte de investimentos, por meio do Grupo de Apoio a Projetos Especiais (GAPE), facilitando o ambiente regulatório na cidade e oferecendo incentivos fiscais. Todas essas ações formam a composição desses indicadores positivos”, conclui o secretário da Sedettur.

Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias