A exposição inclusiva “Mãos que Veem – Sentimentos que Tocam…”, do artista plástico Samuel da Silva Júnior, tem início, na próxima segunda-feira (3), no Pátio Cianê Shopping. A mostra gratuita contará com, aproximadamente, 25 obras e poderá ser vista no Bloco B do empreendimento, no Piso 1, até o dia 30 de abril.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio do shopping, a exposição tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas locais.
De acordo com o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, a mostra inclusiva permitirá que pessoas com deficiência visual tenham uma experiência sensitiva, já que as esculturas do artista, todas produzidas a partir da utilização de sucatas em aço, poderão ser tocadas. “Todas as obras também contarão com a descrição em Braille e letras ampliadas, essa última voltada a pessoas com baixa visão”, explica.
Na próxima quarta-feira (5), às 10h e às 14h, “Mãos que Veem – Sentimentos que Tocam…” contará, inclusive, com a visita de crianças, adultos e idosos com deficiência visual assistidos pela ASAC (Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais). “Essa vivência será extremamente interessante para eles, não apenas do ponto de vista cultural e educacional, mas também social”, destaca a coordenadora pedagógica da ASAC, Renata Millego Campoi Martins.
Natural de Sorocaba, o artista plástico, que também é serralheiro, passou a usar suas habilidades profissionais junto à criatividade para desenvolver suas obras, utilizando ferramentas, ferraduras e pregos. Ao aproveitar esses materiais que seriam descartados, o artista procura dar novo significado à utilização dos mesmos.
“Mãos que Veem – Sentimentos que Tocam…” poderá ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.