Sente muita raiva? Saiba identificar o Transtorno Explosivo Intermitente

O Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) é um distúrbio comportamental caracterizado por episódios de impulsos violentos, explosões verbais ou físicas de raiva ou agressão desproporcionais ao estímulo. É comum em pessoas que têm dificuldade em controlar suas emoções, reagindo de forma exagerada a situações cotidianas ou estressantes.

Os sintomas do TEI incluem episódios frequentes de agressão física ou verbal, comportamento impulsivo e irritabilidade constante. A pessoa pode ter dificuldade em lidar com situações frustrantes, sentir-se incompreendida, ter impulsos violentos ou sentir-se “à beira de um ataque de nervos” sem motivo aparente.

Para reconhecer que alguém sofre de TEI, é importante observar o comportamento da pessoa durante um período prolongado, verificando se ela tem episódios frequentes de agressão, explosões verbais ou físicas, além de problemas de relacionamento interpessoal. Pessoas com TEI geralmente têm dificuldade em manter relacionamentos saudáveis, devido a seu comportamento explosivo.

Segundo a psicóloga clínica Ana Paula Almeida, “o TEI se manifesta por episódios de agressividade verbal ou física, com comportamentos impulsivos e explosivos que não correspondem à gravidade da situação, e que muitas vezes são seguidos por arrependimento e culpa”.

O tratamento do TEI pode incluir terapia cognitivo-comportamental, medicação e psicoterapia. A terapia cognitivo-comportamental ajuda a pessoa a aprender habilidades de controle da raiva e a mudar comportamentos inadequados. A medicação pode ser prescrita para tratar sintomas de ansiedade, depressão e outros transtornos psiquiátricos.

A psicoterapia pode ajudar a pessoa a desenvolver habilidades interpessoais e a lidar com relacionamentos difíceis. É importante procurar um profissional de saúde mental para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado para o TEI.

Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle