A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), promove, neste sábado (11), das 9h às 13h, ação de conscientização ambiental, envolvendo a doação de 80 mudas de árvores e plantas, como urucum, hortelã e melissa, além da exposição de animais taxidermizados (“empalhados”), no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.
Também estará disponível no local o Ônibus da Educação Ambiental, com profissionais da Sema prontos para informar o público sobre vários aspectos da preservação ambiental e como podemos contribuir para isso em nosso dia a dia.
Ainda, será montada no espaço uma feira de adoção Pet, com cães e gatos filhotes e adultos. Os interessados receberão orientações sobre como realizar a adoção responsável.Todas essas ações serão organizadas pelos profissionais de Educação Ambiental da Sema.
A doação de mudas tem como objetivo estimular os moradores a plantar árvores em calçadas e quintais ou a cultivar outras espécies vegetais, cujo consumo traz inúmeros benéficos para a saúde, como é o caso da hortelã e da melissa.
As árvores, por sua vez, são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.
Já, na exposição de animais taxidermizados, a população poderá conferir diferentes espécies da fauna que existem na região de Sorocaba, como irerê, ratão-do-mato, garça-branca, tamanduá-bandeira, tatu-galinha, jabuti, teiú, entre outras e aprender características e curiosidades sobre cada uma delas.
Mais informações sobre as atividades educativas ambientais podem ser obtidas junto à Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219-2280 ou pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.
Meio Ambiente – Agência de Notícias