As obras de reconstrução de trecho da estrada vicinal que liga Sorocaba a Iperó já estão na etapa final. Caso as condições climáticas continuem favoráveis, a previsão é que a pista seja liberada ao tráfego de veículos a partir desta quinta-feira (9), ou seja, menos de 30 dias depois do início da intervenção, em 14 de fevereiro.
A via teve o pavimento danificado, em consequência das chuvas intensas em fevereiro. Os trabalhos são executados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio de uma ação integrada entre as Secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e de Mobilidade (Semob), mais o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba.
Nesta semana, foi concluído o aterramento da área e, no momento, é realizada a preparação da base do pavimento da pista, para receber a camada asfáltica. As equipes da Serpo estão responsáveis por essa etapa final da obra. O último passo será a revitalização da sinalização de trânsito, que estará a cargo da Semob, para, na sequência, ocorrer a liberação da pista ao tráfego de veículos.
“As obras estão a todo vapor. Essa trégua que a chuva deu nos últimos dois dias colaborou muito para agilizar os trabalhos. A previsão inicial era concluir tudo entre 25 e 30 dias e esse cronograma será cumprido”, destaca o secretário da Serpo de Sorocaba, Darwin de Almeida Rosa.
Em contrapartida, a fase inicial, executada pelo Saae/Sorocaba, consistiu na retirada da estrutura antiga, inclusive da tubulação anterior, rompida por não resistir ao aumento da vazão do córrego com as fortes chuvas. Houve a construção da base de “rachão”, o assentamento e concretagem das 27 aduelas (cada uma mede cinco metros de altura, por 2,20 m de largura, e permite maior vazão da água), além da instalação de parte da rede de drenagem de toda a estrutura.
Enquanto as intervenções ocorrem, o fluxo de veículos pela estrada vicinal Sorocaba/Iperó continua temporariamente interditado. Agentes da Semob de Sorocaba coordenam o tráfego no local, que está devidamente sinalizado. A alternativa de ligação entre as duas cidades, em ambos os sentidos, é pela Estrada do Ipatinga, via bairro George Oetterer.
Saae – Agência de Notícias