As equipes do programa “HumanizAção”, que trabalham 24 horas por dia, de domingo a domingo, oferecendo acolhimento e auxílio a pessoas em situação de rua na cidade, já realizaram, desde o inicio deste ano, mais de 1.600 abordagens sociais especializadas a pessoas nessas condições, sendo que esses atendimentos geraram perto de 1.300 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).
Ao aceitar o acolhimento, as pessoas têm à disposição no local, diariamente, alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde. O objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade. Já são muitas as histórias de completa mudança de vida, como as do Senhor José dos Santos e da jovem Maria Eduarda (saiba mais em: https://abre.ai/humanizacaojosedossantos e https://abre.ai/humanizacaomariaeduarda)
“Estamos, há dois anos, trabalhando ininterruptamente, com abordagens sociais a pessoas em situação de rua e essa dedicação tem mostrado excelência pelos resultados positivos obtidos até agora, proporcionando aos acolhidos novas chances de vida. Esse trabalho exige empenho contínuo e nós, das equipes atuantes, não mediremos esforços para fazer a diferença na vida dessas pessoas”, comenta o secretário de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia.
Ao todo, as equipes do programa “HumanizAção” já realizaram, desde o inicio das ações sociais, em 2021, mais de 20 mil abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, sendo que esses atendimentos geraram 18 mil oportunidades de acolhimento no SOS.
O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.
Ações diárias
Ao longo desta quinta-feira (2), as equipes do programa municipal realizaram 52 abordagens especializadas a pessoas em situação de rua, em 29 diferentes pontos da cidade, sendo que 25 delas aceitaram receber acolhimento no SOS.
As equipes percorreram os seguintes locais: Rua Sônia Bernuncio; Rua Santos de Oliveira; Alameda das Tulipas; Avenida Itavuvu; Praça Pedro de Toledo; Rua Comendador Oetterer; Boulevard Braguinha; Largo do Rosário; Rua XV de Novembro; Rua da Penha; Rua Sete de Setembro; Avenida Gal. Carneiro; Avenida Cel. Nogueira Padilha; Alameda das Papoulas; Rua dos Andradas; imediações da Rodoviária; Praça Cel. Fernando Prestes; Avenida São Paulo; redondezas da Ponte Salomão Pavlovsky; Corpo de Bombeiros, na Avenida Dom Aguirre; Praça Nove Julho; Avenida Paulo Emanuel de Almeida; Praça Lions; Rua João Batista Del Mastro; Avenida Dr. Armando Pannunzio; Avenida Dr. Afonso Vergueiro; Rua Moacyr Figueira e Rua Armando Colo.
Saiba como ajudar
A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Cidadania – Agência de Notícias