Prefeitura e Saae/Sorocaba atendem mais de mil famílias com individualização de hidrômetros em três residenciais nas Zonas Oeste e Norte

A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) estão atendendo, com a individualização de hidrômetros das moradias, um total de 1.152 famílias, de três residenciais de interesse social, dois deles localizados no bairro Wanel Ville, Zona Oeste da cidade, e outro, no Recreio dos Sorocabanos, na Zona Norte.

Na tarde desta sexta-feira (27), houve a oficialização do início da instalação dos equipamentos em 992 apartamentos dos residenciais Parque dos Eucaliptos e Ipatinga (Wanel Ville), além da entrega das melhorias para atender às 160 moradias no Conjunto Habitacional “Sorocaba K” (Recreio dos Sorocabanos), cujo processo para colocação dos hidrômetros, em cada um delas, começou em agosto do ano passado.

“A individualização dos hidrômetros é uma das prioridades deste Governo, quando o assunto é saneamento básico e qualidade de vida para a população. É uma demanda de anos de espera que, agora, estamos entregando”, destaca o prefeito Rodrigo Manga, que esteve nos três pontos atendidos pela iniciativa, acompanhado do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e do vereador Cristiano Passos.

Os serviços nos dois residenciais no Wanel Ville serão realizados por meio de empresa contratada (Ercon Engenharia Ltda.) pelo Saae/Sorocaba. São 62 blocos de prédios, ao todo, e o investimento é de R$ 1.754.981,14. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até julho deste ano.

No “Sorocaba K”, a iniciativa atende os moradores dos 10 prédios (cinco blocos) do residencial, edificado em 1998, conforme programa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), órgão ligado ao Governo do Estado. O valor do investimento, por parte do Saae/Sorocaba, é de R$ 45.001,18.

Lei garante a gratuidade do serviço
Todo o processo não tem custo algum para os moradores, pois os empreendimentos são voltados às famílias em situação de vulnerabilidade. A melhoria está assegurada pela Lei Municipal nº 12.300/21, sancionada pelo prefeito Rodrigo Manga, em maio de 2021. A legalidade da ação é reconhecida (parecer nº 21/2018), inclusive, pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares – PCJ), que atua como agente fiscalizador do serviço na região.

A individualização de hidrômetros é obrigatória no município de Sorocaba desde janeiro de 2009, quando entrou em vigor a Lei n.º 8.610/2008. “Desde então, todos os condomínios edificados na cidade devem conter hidrômetros individualizados, que permitam apurar o consumo de cada unidade individualmente”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

A medida colabora para o controle do consumo de água em cada unidade, bem como na redução da inadimplência. Isso, porque a expectativa é de que os usuários passem a pagar em dia suas contas, pois o consumo será condizente com a realidade de cada morador. “E tem outro fator social, pois as contas podem ser consideradas documento de comprovação de residência, o que também é algo relevante para as famílias”, finaliza o diretor-geral da autarquia.

 

Fotos: Marcel Herrera/Secom.


Saae – Agência de Notícias