Prefeitura regulamenta lei para uso de Food Trucks em espaços públicos na cidade

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), autorizou a realização de 19 eventos com Food Trucks em locais públicos em 2022. Promulgada em 13 de janeiro deste ano, a Lei nº 12.498/2022, que rege esse setor, também é chamada de “Lei de Food Trucks”.

De autoria do Executivo, a legislação tem por objetivo regulamentar a atividade da venda direta ao consumidor de alimentos e bebidas em veículos, como trailers, caminhões, furgões e congêneres, nas modalidades de Food Trucks e Food Parks, que não se enquadravam nas regras e legislações específicas para bares, lanchonetes, quiosques ou ambulantes.

“Essa foi uma grande conquista para os sorocabanos que visam empreender na cidade, com os conhecidos Food Trucks, modalidade que, além da abertura de novos segmentos de renda, é algo que caiu no gosto da população. Essa determinação é muito importante para regulamentar o setor e aquecer, ainda mais, a economia do município”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

Uma das possibilidades que Lei de Food Trucks trouxe foi a realização de eventos que promovem a comercialização de alimentos e bebidas por referidos veículos em locais públicos, mas sempre respeitando os padrões de qualidade, proteção, segurança alimentar e higiene. Ela, assim, facilitou e fomentou a realização desses eventos nos parques e praças da cidade, os quais geraram mais lazer, entretenimento e recursos para o município de Sorocaba.

Para o secretário interino da Sedettur, Fernando Marques, ao longo do ano de 2022, a liberação dos eventos com Food Trucks em espaços públicos atraíram um público de mais de 220 mil pessoas. “Essa lei foi essencial para uma melhor retomada da economia e do Turismo no período pós-pandemia, uma vez que se notou a carência de eventos ao ar livre, que atraíssem o público local e regional. Esse público foi responsável por trazer mais recursos financeiros para a cidade de Sorocaba, gerando, dessa forma, mais renda, investimentos e desenvolvimento”, relata.

Em levantamento realizado pelos organizadores desses eventos, foi constatado que a maioria das pessoas (81%) é de Sorocaba, enquanto que o restante (19%) é vindo da Região Metropolitana, sendo considerados, assim, turistas na cidade. Em sua maior parte (90%), eles tomaram conhecimento desses eventos pelas redes sociais, sendo que 52% deles por meio das páginas oficiais da Prefeitura de Sorocaba.

“Estamos trabalhando arduamente para que Sorocaba também se torne uma referência no setor de Turismo, garantindo ainda mais empregos e renda aos moradores da cidade”, conclui o secretário interino da Sedettur.

Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias