Saiba como prevenir a raiva: doença pouco notificada, mas que deve ser sempre combatida

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, pouco notificada, mas que pode ser evitada e deve ser sempre combatida. Para que mais pessoas saibam disso, a Secretaria da Saúde (SES), por meio da equipe da Zoonoses, realiza serviços de rotina, com ações preventivas.

Se você encontrar um morcego caído no chão ou pendurado na parede, por exemplo, coloque um balde ou caixa em cima e, sem tocar no animal, ligue para o telefone da Zoonoses: (15) 3229-7333 (horário comercial) ou da Guarda Civil Municipal (GCM): 153 (após horário comercial, fins de semana e feriados). A recomendação é nunca tocar em um morcego, pois ele pode transmitir a raiva.

Se você tem um animalzinho de estimação, agende a vacinação preventiva pelo telefone (15) 3222-2484. O serviço é gratuito e realizado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Canil Municipal. Caso seu bichinho pegue um morcego, ele deverá tomar doses adicionais da vacina contra a raiva. Para tanto, entre em contato com a Zoonoses, para a realização desse serviço.

A Zoonoses orienta, também, evitar tocar em cães e gatos que você nunca viu, para prevenir incidentes. O mesmo vale para animais silvestres e animais rurais, cujos temperamentos são mais imprevisíveis.

Em caso de algum tipo de acontecimento nesse sentido, lave o local com água e sabão e dirija-se a uma das unidades listadas a seguir, para atendimento médico e aplicação da vacina antirrábica: UPH Zona Norte; UPH Zona Oeste; UPH Zona Leste e UPA do Éden.

“É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre como evitar a raiva. Para tanto, as atividades de rotina e divulgação são fatores fundamentais no trabalho de prevenção”, conclui a coordenadora de Vigilância em Zoonoses do município de Sorocaba, Thais Buti.

Saúde – Agência de Notícias