Saae/Sorocaba anuncia substituição de travessia sobre córrego na Vila Rica atendendo demanda antiga do bairro

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), nesta terça-feira (27), anunciou a realização de obras de substituição da travessia sobre o córrego no bairro Vila Rica, na Zona Leste da cidade, as quais vão contribuir na drenagem da área e no combate a alagamentos na região. Os trabalhos terão início nesta quarta-feira (28) e devem ser concluídos em até 90 dias.

As intervenções serão realizadas em parceria com a iniciativa privada. A mão de obra estará a cargo de equipe do Saae/Sorocaba, enquanto o custeio dos materiais e demais insumos caberá à empresa J.J. Reis Empreendimentos Imobiliários Ltda., por meio de medida mitigadora, no valor aproximado de R$ 386 mil.

“O maquinário já chega hoje e, amanhã (28), as esquipes já estarão trabalhando por aqui. As obras devem causar algum transtorno momentâneo, mas é por uma boa causa, pois vai acabar com os alagamentos nessa região, um problema que afeta moradores do bairro há mais de 40 anos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante ato no local, que marcou a assinatura do termo que autoriza o início das obras.

Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom); do diretor de Planejamento e Projetos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Glauco Fogaça; do ouvidor-geral do Município, Diego Moraes; e do vereador Silvano Júnior. A empresa J.J. Reis Empreendimentos esteve representante pela sua vice-presidente, Roselaine Corrêa Alaminos.

A travessia está localizada na Rua João Guariglia, na confluência com as ruas Lourenço Martins, Jorge Bacelli e Elza Salvestro Bonilha. Ao todo, serão instaladas 28 aduelas de concreto de 5 metros x 2,2 m x 1 m; 130 metros cúbicos de rachão de pedra; 40 metros cúbicos de pedra; 85 m³ de concreto usinado e outros materiais.

“As aduelas sob a ponte, no lugar dos atuais tubos, permitirão aumentar a vazão da água que passa pelo local, minimizando transtornos para a comunidade em situações de chuva intensa”, explicou o diretor de Planejamento e Projetos do Saae/Sorocaba. “Muitos moradores vieram dizer que essa obra antienchentes é um marco na vida deles. Isso nos motiva a trabalhar, ainda mais, pela comunidade”, complementou o secretário da Serpo.

O enfermeiro Romildo Gonçalves da Silva, 53 anos, é morador do bairro Vila Rica e confirma isso. “A minha casa nunca alagou, mas tem outros moradores, aqui, que já sofreram muito com isso. Todos se solidarizavam, mas entrava ano e saia ano e ninguém se lembrava da gente. Agora, tudo mudou, e essa obra é prova disso”, afirmou.

Segundo o diretor da autarquia, o Saae/Sorocaba já realiza estudos para substituição de outras duas travessias sobre o córrego no bairro Vila Rica, obra a ser realizada posteriormente. “Com o mesmo objetivo, de aumentar a vazão da água, também está prevista a troca das tubulações por aduelas. Estamos definindo se obra será executada com recursos próprios da autarquia ou, novamente, em parceria com a iniciativa privada”, adiantou.

Outra moradora do bairro, há 47 anos, é a aposentada Alaíde Mizael, 71 anos. “Minha casa é ao lado do córrego e já perdi tudo, várias vezes, destruído pelas águas. Estou muito feliz com o anúncio da obra e aproveitei para pedir uma lombada na Rua João Guariglia, pois há abuso de velocidade por parte de motoristas”, disse. De imediato, o secretário da Semob vistoriou o local e, junto de equipe técnica, definiu o ponto adequado e confirmou a instalação do dispositivo redutor de velocidade, logo mais.

 


Saae – Agência de Notícias